Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18817
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Morrer pela pátria: a construção da linguagem teatral do grupo Tá na Rua
Autor(es): Galvão, Renata Silva de Oliveira
Primeiro orientador: Paranhos, Kátia Rodrigues
Primeiro membro da banca: Marques, Maria do Perpétuo Socorro Calixto
Segundo membro da banca: Fiuza, Sandra Alves
Resumo: A proposta desse trabalho de conclusão de curso é apresentar algumas reflexões sobre as pesquisas de linguagem teatral do Grupo Niterói com a peça Morrer pela Pátria entre os anos de 1974 e 1979, que futuramente foi à base material para a formação e consolidação do Tá na Rua (1980). Para isso, analiso a trajetória artística do fundador e atual coordenador do grupo, Amir Haddad, pois acredito que a experiência do mesmo como dramaturgo foi de fundamental importância para o processo de construção da linguagem popular e ideológica desse grupo. O estudo com essas experiências teatrais permitiu refletir sobre a resistência à indústria cultural no Brasil deste período, bem como, permitiu engendrar na problemática da repressão ao movimento artístico do período militar. Com isso procuro desvelar práticas culturais, muitas vezes, marginalizadas na História Oficial.
Palavras-chave: Morrer pela pátria
Tá na Rua
Teatro
História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GALVÃO, Renata Silva de Oliveira. Morrer pela pátria: a construção da linguagem teatral do grupo Tá na Rua. 2009. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18817
Data de defesa: 2009
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MorrerPatriaConstrucao.pdfTCC929.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.