Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18785
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Leandro, Marllon Henrique | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-31T13:45:05Z | - |
dc.date.available | 2017-05-31T13:45:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-24 | - |
dc.identifier.citation | LEANDRO, Marllon Henrique. Geografia e software livre: uma análise crítica sobre o uso por professores como ferramenta pedagógica - o caso de Uberlândia - MG. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.281 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18785 | - |
dc.description.abstract | The current work intends to analyze the importance of the use of technology on the teach of Geography and Cartography at school. To this, will be presented the research of the Postgraduate Program master’s in Geography at the Federal University of Uberlândia, in which we propose a critical analysis of the free software’s potentialities as a pedagogical tool for use in the preparation of didactic material in which the software technology QGIS will be a tool utilized in the research that involves teachers of the municipal system of Uberlândia - MG. The free softwares are programs and computer applications that are accessible to the public, free and provide the change of any product, that can be a map or a letter, for being both generate in digital platforms. The methodological procedure of the research were conducted through the application of questionnaires and the realization of a workshop in which we presented some of the QGIS software functions, in addition to develop a dialogue with some authors, providing a reflection through the public policies role in digital inclusion, Geography’s curriculum and the teach of school cartography. Therefore, the utilization of technology at school can enable a major involvement of the social beings, teachers and students in the construction of knowledge and spacial representations so important in the learning process of school cartography. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | QGIS (Programa de computador) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cartografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | School cartography | pt_BR |
dc.title | Geografia e software livre: uma análise crítica sobre o uso por professores como ferramenta pedagógica - o caso de Uberlândia - MG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brito, Jorge Luís Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798097P0 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Ricardo Vicente | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735597T9 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sabino, André Luiz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791226T6 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4410106E4 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende analisar a importância da utilização de tecnologias no ensino da Geografia e Cartografia na escola. Para isso, será apresentada a pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, em que propomos uma análise crítica das potencialidades do software livre como ferramenta pedagógica para uso na preparação de materiais didáticos em que a tecnologia do software QGIS será a ferramenta utilizada na pesquisa que envolve professores da rede municipal de Uberlândia - MG. Os softwares livres são programas e aplicativos de computadores que são acessíveis ao público, gratuitos, e propiciam alterar qualquer produto, seja um mapa ou uma carta, por serem ambos gerados em plataformas digitais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram conduzidos através da aplicação de questionários e realização de uma oficina em que apresentamos algumas funções do software QGIS, além de desenvolver um diálogo com alguns autores propiciando uma reflexão através do papel das políticas públicas de inclusão digital, currículo de Geografia e o ensino da cartografia escolar. Portanto, a utilização da tecnologia na escola poderá possibilitar um maior envolvimento dos sujeitos sociais, professores e alunos na construção de saberes e representações espaciais tão importantes no processo de aprendizagem da Cartografia escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 118 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.281 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81764033 | - |
dc.crossref.doibatchid | dae0a80d-ed08-43ea-be02-620e5b756a41 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GeografiaSoftwareLivre.pdf | Dissertação | 9.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.