Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18785
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Geografia e software livre: uma análise crítica sobre o uso por professores como ferramenta pedagógica - o caso de Uberlândia - MG
Author: Leandro, Marllon Henrique
First Advisor: Brito, Jorge Luís Silva
First member of the Committee: Ferreira, Ricardo Vicente
Second member of the Committee: Sabino, André Luiz
Summary: O presente trabalho pretende analisar a importância da utilização de tecnologias no ensino da Geografia e Cartografia na escola. Para isso, será apresentada a pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, em que propomos uma análise crítica das potencialidades do software livre como ferramenta pedagógica para uso na preparação de materiais didáticos em que a tecnologia do software QGIS será a ferramenta utilizada na pesquisa que envolve professores da rede municipal de Uberlândia - MG. Os softwares livres são programas e aplicativos de computadores que são acessíveis ao público, gratuitos, e propiciam alterar qualquer produto, seja um mapa ou uma carta, por serem ambos gerados em plataformas digitais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram conduzidos através da aplicação de questionários e realização de uma oficina em que apresentamos algumas funções do software QGIS, além de desenvolver um diálogo com alguns autores propiciando uma reflexão através do papel das políticas públicas de inclusão digital, currículo de Geografia e o ensino da cartografia escolar. Portanto, a utilização da tecnologia na escola poderá possibilitar um maior envolvimento dos sujeitos sociais, professores e alunos na construção de saberes e representações espaciais tão importantes no processo de aprendizagem da Cartografia escolar.
Abstract: The current work intends to analyze the importance of the use of technology on the teach of Geography and Cartography at school. To this, will be presented the research of the Postgraduate Program master’s in Geography at the Federal University of Uberlândia, in which we propose a critical analysis of the free software’s potentialities as a pedagogical tool for use in the preparation of didactic material in which the software technology QGIS will be a tool utilized in the research that involves teachers of the municipal system of Uberlândia - MG. The free softwares are programs and computer applications that are accessible to the public, free and provide the change of any product, that can be a map or a letter, for being both generate in digital platforms. The methodological procedure of the research were conducted through the application of questionnaires and the realization of a workshop in which we presented some of the QGIS software functions, in addition to develop a dialogue with some authors, providing a reflection through the public policies role in digital inclusion, Geography’s curriculum and the teach of school cartography. Therefore, the utilization of technology at school can enable a major involvement of the social beings, teachers and students in the construction of knowledge and spacial representations so important in the learning process of school cartography.
Keywords: Geografia
Geografia - Estudo e ensino
Geografia - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas
QGIS (Programa de computador)
Tecnologia
Educação
Cartografia escolar
Technology
Education
School cartography
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Geografia
Quote: LEANDRO, Marllon Henrique. Geografia e software livre: uma análise crítica sobre o uso por professores como ferramenta pedagógica - o caso de Uberlândia - MG. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.281
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.281
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18785
Date of defense: 24-Mar-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeografiaSoftwareLivre.pdfDissertação9.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.