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dc.creatorCamargo, Vanessa Avelino Xavier de-
dc.date.accessioned2017-05-26T12:42:06Z-
dc.date.available2017-05-26T12:42:06Z-
dc.date.issued2017-02-13-
dc.identifier.citationCAMARGO, Vanessa Avelino Xavier de. Proposta de integração de dispositivos no aprimoramento da interação em ambientes virtuai. 2017. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.528pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18767-
dc.description.abstractDue to the increasing development of innovative and low-cost devices for games, a recent research initiative to explore this technology on Natural User Interface (NUI) and Virtual Reality (VR) applications has been identified. Thus, this work presents an approach to combine two input devices (Microsoft Kinect and Razer Hydra) to enhance the interaction feedback within virtual environments. Microsoft Kinect offers non-wearable tracking with a wide range application in different fields of research. The controller Razer Hydra, on the other hand, is a relatively new sensor which hasn’t had its full capabilities explored yet. The main characteristics related to NUI design were described to comprehend the state-of-art of interaction techniques and related works. A hybrid system composed by a full-body tracking device – Microsoft Kinect – and a hand-held six degrees-of-freedom motion controllers – Razer Hydra – was developed as a proof of concept to evaluate this approach and analyzes its challenges and possible further applications. Results have shown that the proposed integration endorses the hypotheses of interaction improvement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectInterfaces de usuário (Sistema de computador)pt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectInteração Naturalpt_BR
dc.subjectDispositivospt_BR
dc.subjectKinectpt_BR
dc.subjectRazer Hydrapt_BR
dc.subjectSistema híbridopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectNatural User Interactionpt_BR
dc.subjectDevicespt_BR
dc.subjectHybrid systempt_BR
dc.subjectIntegrationpt_BR
dc.titleProposta de integração de dispositivos no aprimoramento da interação em ambientes virtuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0pt_BR
dc.contributor.referee1Frango, Ismar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792022U7pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Renato de Aquino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773910T2pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4435517E6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoDiante do emergente desenvolvimento de dispositivos inovadores e de baixo custo para jogos, uma recente iniciativa de pesquisa para explorar essa tecnologia de Interface Natural do Usuário (INU) e Realidade Virtual (RV) foi identificada. Nesse contexto, esse trabalho apresenta uma proposta de integração de dois periféricos de entrada natural (Microsoft Kinect e Razer Hydra) com o intuito de melhorar o retorno da interação em ambientes virtuais. O Kinect é um dispositivo não-vestível que oferece rastreamento de corpo livre para uma grande área de aplicações em diversos campos do conhecimento. O controle Hydra, por sua vez, é um sensor relativamente novo, o qual ainda não teve suas inúmeras capacidades suficientemente exploradas. As principais características relacionadas ao design de Interação Natural foram descritas de forma a prover a compreensão e acesso ao estado da arte dessa linha de pesquisa. Um sistema híbrido, composto por um dispositivo de rastreamento do corpo inteiro e por um controle que permite seis graus de liberdade de movimento, foi desenvolvido como prova de conceito a fim de avaliar a proposta e analisar os desafios e possíveis aplicações futuras. Os resultados mostraram que a estratégia de integração endossa a hipótese de ganho de qualidade de interação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration77pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.528pt_BR
dc.orcid.putcode81754474-
dc.crossref.doibatchid346e3418-c190-4110-8517-756f37a83f9f-
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