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dc.creatorBoiago, Carlos Eduardo Petronilho-
dc.date.accessioned2017-05-26T12:24:29Z-
dc.date.available2017-05-26T12:24:29Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.citationBOIAGO, Carlos Eduardo Petronilho. Área de figuras planas: uma proposta de ensino com modelagem matemática. 2015. 251 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.533pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18762-
dc.description.abstractGeometry constitutes a central part in the Mathematics curriculum, since by means of it students get to develop the necessary skills to understand, describe and represent different shapes in their everyday lives. This work, characterized as a teacher's research, aims at verifying the contributions of a didactic sequence for the teaching of plane geometry, involving the process of finding the area of plane figures by means of composing and decomposing geometric shapes and modeling figural logos. To achieve such purpose, we have raised the students' previous knowledge on the subject, and afterwards we have produced, applied and analyzed a didactic sequence intending to determine the area of plane figures. Afterwards we have proposed and analysed a procedure for modeling figural logos. The propositions have been applied to senior high school students from a state-funded education center, and the analyses have been rooted on the Meaningful Learning of Procedures Theory, based on the registers of semiotic representation produced by students while performing the activities proposed. We have concluded that it is possible to deal not only with concepts, but also with procedures when complying with the conditions of meaningful learning, and that the modeling of figural logos can be developed in class since it answers to specific aspects such as: organization of the teacher; availability of computers for students; previous experience of the teacher with this sort of modeling. The porposed activities can contribute for both teachers and students to make up, deal with and convert the registers of semiotic representation related to the calculus of area, thus favoring the development of sequential, perceptive, discoursive and operative apprehensions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEstudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectEnsino de geometriapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectRegistros de representação semióticapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectGeometry teachingpt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectRegisters of representationpt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.titleÁrea de figuras planas: uma proposta de ensino com modelagem matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Viana, Odaléa Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769661A1pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207230E6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoOs conteúdos geométricos constituem uma parte importante no currículo de Matemática, visto que é por meio deles que os alunos desenvolvem habilidades que permitem compreender, descrever e representar as formas presentes em seu cotidiano além de formarem um campo produtivo de situações que podem favorecer a capacidade de resolver problemas. O presente trabalho, caracterizado como pesquisa do professor, tem por objetivo verificar quais são as contribuições de uma proposta de ensino – composta por uma sequência didática envolvendo cálculo de área de figuras planas com composição e decomposição de formas geométricas e um processo de modelagem de logotipos figurais – para o ensino de geometria plana. Foram levantados os conhecimentos prévios dos estudantes e, a partir deles, foi elaborada, aplicada e analisada uma sequência didática com vistas à aprendizagem significativa de alguns procedimentos de determinação do valor de área de figuras planas. Também foi proposto e analisado um processo de modelagem de logotipos figurais cuja finalização se deu por meio do software Geogebra. As propostas foram aplicadas a alunos do terceiro ano do ensino médio de um instituto federal de educação e as análises foram fundamentadas na teoria da aprendizagem significativa de procedimentos, feitas a partir dos registros de representação semiótica produzidos pelos alunos nas atividades propostas. Considerou-se que é possível tratar não apenas de conceitos, mas também de procedimentos atendendo às condições da aprendizagem significativa; que a modelagem de logotipos figurais pode favorecer a aprendizagem de área de figuras planas e que esta, ao ser desenvolvida no âmbito da sala de aula, evidenciou alguns aspectos importantes: organização do professor (tempo e modo de tratar os conteúdos relativos ao conteúdo de geometria); disponibilização de computadores para os alunos; persistência por parte dos alunos; e necessidade de o professor ter uma experiência prévia com este tipo de modelagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration251pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.533por
dc.orcid.putcode81767582-
dc.crossref.doibatchidd6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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