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dc.creatorAlves, Thiago Felipe Batista-
dc.date.accessioned2017-05-25T17:00:44Z-
dc.date.available2017-05-25T17:00:44Z-
dc.date.issued2017-03-10-
dc.identifier.citationALVES, Thiago Felipe Batista. A visão dos servidores da SUPRAM TMAP sobre o funcionamento do processo de licenciamento. 2017.62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18753-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSISEMApt_BR
dc.subjectLicenciamento Ambientalpt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.titleA visão dos servidores da SUPRAM TMAP sobre o funcionamento do processo de licenciamentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Rita Raimundo e-
dc.contributor.referee1Alves, Kamila Borges-
dc.contributor.referee2Biziak, Lucas Dovigo-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEm Minas Gerais, a crise enfrentada pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SISEMA já é evidente para a sociedade, uma vez que o passivo administrativo cresce cada vez mais. O reflexo disso é vivenciado pelos empreendedores que não conseguem solucionar os problemas enfrentados no licenciamento, como também a concessão das licenças em tempo hábil. É notável que os servidores tenham participação sobre esse quadro, mas não devem ser os únicos responsabilizados, e sim, encarados como parte da solução para esses problemas. Diante deste contexto, é inadiável à adoção medidas de reformulação estrutural e organizacional dos órgãos ambientais a fim de melhorar a qualidade do atendimento dos servidores, trazendo benefícios à sociedade e aos municípios. Portanto, neste trabalho realizou-se um diagnóstico da realidade vivenciada e quais as dificuldades que os servidores encontram para exercer suas funções na SUPRAM TMAP, situada em Uberlândia/MG, além de propor soluções para esses problemas identificados. Os dados foram obtidos por meio de revisão de literatura e entrevistas com os servidores envolvidos (questionário semiestruturado). Foram identificados problemas estruturais, de gestão, financeiros e nos procedimentos administrativos. Dos servidores entrevistados, 74% apontaram o sistema de informações como o principal problema, além disso, questões como demanda muita alta, falta de recursos, falta de capacitação, falta de alinhamento nos procedimentos, relacionamento interpessoal, infraestrutura, falta de incentivos do Estado, morosidade e excesso de burocracia foram citados. Os servidores acreditam que as dificuldades encontradas poderiam ser resolvidas com melhorias nas condições de trabalho e, principalmente, no Sistema Integrado de Informação Ambiental – SIAM. Diante desse quadro, é necessário que todas as partes envolvidas, sendo empreendedores, consultores, servidores e principalmente o Estado, se empenhem em tornar o licenciamento ambiental um instrumento efetivo da política de meio ambiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Ambientalpt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

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