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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18727
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Domingos, Betânia Régia | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-19T13:56:57Z | - |
dc.date.available | 2017-05-19T13:56:57Z | - |
dc.date.issued | 2000 | - |
dc.identifier.citation | DOMINGOS, Betânia Régia. Escola Normal: história e memória de mulheres. Uberlândia – Anos 60. 2000. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18727 | - |
dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.subject | Anos 60 | pt_BR |
dc.title | Escola Normal: história e memória de mulheres - Uberlândia - Anos 60 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Puga, Vera Lúcia | - |
dc.contributor.referee1 | Borges, Dulcina Tereza Bonati | - |
dc.contributor.referee2 | Simonini, Gizelda Costa da Silva | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objeto de estudo deste trabalho é o Colégio Nossa Senhora de Uberlândia durante a década de 1960 a fim de construir parte da história das mulheres que faziam o curso Normal naquela instituição. Era um colégio religioso e elitista que preparava as moças da "nata" da sociedade para serem perfeitas esposas e mães, muito mais do que professoras primárias. Possuía os regimes de externato, semi-internato e internato, possibilitando assim, um grande número de documentos sobre o colégio, principalmente aqueles que regiam a disciplina - a punição, o prêmio, e o vigiar - constante nas normas às quais as alunas estavam submetidas. A década em questão era um momento permeado de muitas controvérsias. Por um lado, todo um conjunto de regras e reafirmação dos valores morais e por outro, as tentativas de "libertação" dos jovens imersos nessas normas que se faziam tão rígidas. Na elaboração do trabalho contou-se com fontes orais, documentos oficiais da escola, periódicos como o "Correio de Uberlândia" da década de 60 e bibliografia temática, além de fundamentos teóricos relativos ao assunto. A apresentação da pesquisa se divide em três capítulos: o primeiro apresenta fatos sociais, econômicos, políticos e educacionais que marcaram a memória coletiva da sociedade a fim de contextualizar os anos 60. Acompanhando esses fatos, fez-se uma abordagem da história de Uberlândia e do Colégio Nossa Senhora, sem esquecer-se de algumas questões educacionais importantes, como por exemplo, a LDB de 1961. O segundo capítulo apresenta o currículo obrigatório e as disciplinas ligadas à preparação das futuras esposas e mães da sociedade uberlandense mostrando o quanto era restrito a escolha de cursos, sejam eles secundário ou superior para as mulheres da época. Descreve-se o cotidiano do colégio na expectativa de mostrar como as normas faziam "docilizar" as alunas a fim de reafirmar o papel da mulher na sociedade. O terceiro e último capítulo analisa as opções profissionais que as ex-alunas entrevistadas tiveram durante suas vidas. Por fazer-se uma história dessas mulheres, relacionando-as com as condições masculinas, é importante ressaltar as questões sobre gênero. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 100 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
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