Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18727
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDomingos, Betânia Régia-
dc.date.accessioned2017-05-19T13:56:57Z-
dc.date.available2017-05-19T13:56:57Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationDOMINGOS, Betânia Régia. Escola Normal: história e memória de mulheres. Uberlândia – Anos 60. 2000. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18727-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectAnos 60pt_BR
dc.titleEscola Normal: história e memória de mulheres - Uberlândia - Anos 60pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Puga, Vera Lúcia-
dc.contributor.referee1Borges, Dulcina Tereza Bonati-
dc.contributor.referee2Simonini, Gizelda Costa da Silva-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objeto de estudo deste trabalho é o Colégio Nossa Senhora de Uberlândia durante a década de 1960 a fim de construir parte da história das mulheres que faziam o curso Normal naquela instituição. Era um colégio religioso e elitista que preparava as moças da "nata" da sociedade para serem perfeitas esposas e mães, muito mais do que professoras primárias. Possuía os regimes de externato, semi-internato e internato, possibilitando assim, um grande número de documentos sobre o colégio, principalmente aqueles que regiam a disciplina - a punição, o prêmio, e o vigiar - constante nas normas às quais as alunas estavam submetidas. A década em questão era um momento permeado de muitas controvérsias. Por um lado, todo um conjunto de regras e reafirmação dos valores morais e por outro, as tentativas de "libertação" dos jovens imersos nessas normas que se faziam tão rígidas. Na elaboração do trabalho contou-se com fontes orais, documentos oficiais da escola, periódicos como o "Correio de Uberlândia" da década de 60 e bibliografia temática, além de fundamentos teóricos relativos ao assunto. A apresentação da pesquisa se divide em três capítulos: o primeiro apresenta fatos sociais, econômicos, políticos e educacionais que marcaram a memória coletiva da sociedade a fim de contextualizar os anos 60. Acompanhando esses fatos, fez-se uma abordagem da história de Uberlândia e do Colégio Nossa Senhora, sem esquecer-se de algumas questões educacionais importantes, como por exemplo, a LDB de 1961. O segundo capítulo apresenta o currículo obrigatório e as disciplinas ligadas à preparação das futuras esposas e mães da sociedade uberlandense mostrando o quanto era restrito a escolha de cursos, sejam eles secundário ou superior para as mulheres da época. Descreve-se o cotidiano do colégio na expectativa de mostrar como as normas faziam "docilizar" as alunas a fim de reafirmar o papel da mulher na sociedade. O terceiro e último capítulo analisa as opções profissionais que as ex-alunas entrevistadas tiveram durante suas vidas. Por fazer-se uma história dessas mulheres, relacionando-as com as condições masculinas, é importante ressaltar as questões sobre gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration100pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EscolaNormalHistoria.pdfTCC5.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.