Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Síntia Denise-
dc.date.accessioned2017-05-19T13:49:59Z-
dc.date.available2017-05-19T13:49:59Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Síntia Denise. Livro didático X produção acadêmica: imagens e mitos da escravidão. 2000. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18724-
dc.descriptionPalavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectProdução acadêmicapt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectMitos da escravidãopt_BR
dc.subject1975-1984-
dc.titleLivro didático X produção acadêmica: imagens e mitos da escravidãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Paulo Roberto de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho proposto está direcionado ao processo educacional, mais especificamente 1° e 2º graus, a partir de uma crítica ao livro didático de história que vem sendo utilizado como principal, ou até mesmo, única fonte de “pesquisa” dentro das salas de aula. O intuito da pesquisa é levantar críticas da forma como determinadas questões são abordadas pelo livro, questioná-lo comparando-o ao que existe em termos de produção acadêmica. A crítica ao livro didático se concretiza através da escolha de um tema específico para fazer esta análise e contrapô-la à produção acadêmica, na tentativa de levantar sugestões de como um determinado tema pode ser trabalhado - a questão escravidão-escravo (negro africano). A pesquisa se divide em três etapas: num primeiro momento será feito a análise das questões que envolvem exclusivamente o livro didático ao se referir sobre o processo escravista e inevitavelmente à imagem do negro. Num segundo momento a discussão voltar-se-á especificamente à produção acadêmica, que busca resgatar o negro enquanto pessoa, inserido no seio de sua família. No terceiro momento será feito um apanhado do que foi discutido sugerindo-se documentos alternativos para serem divulgados junto aos alunos a fim de estreitar os laços entre academia e educação de 1º e 2º graus.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LivroDidaticoProducao.pdfTCC6.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.