Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18724Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Ribeiro, Síntia Denise | - |
| dc.date.accessioned | 2017-05-19T13:49:59Z | - |
| dc.date.available | 2017-05-19T13:49:59Z | - |
| dc.date.issued | 2000 | - |
| dc.identifier.citation | RIBEIRO, Síntia Denise. Livro didático X produção acadêmica: imagens e mitos da escravidão. 2000. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18724 | - |
| dc.description | Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Livro didático | pt_BR |
| dc.subject | Produção acadêmica | pt_BR |
| dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
| dc.subject | Mitos da escravidão | pt_BR |
| dc.subject | 1975-1984 | - |
| dc.title | Livro didático X produção acadêmica: imagens e mitos da escravidão | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Almeida, Paulo Roberto de | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O trabalho proposto está direcionado ao processo educacional, mais especificamente 1° e 2º graus, a partir de uma crítica ao livro didático de história que vem sendo utilizado como principal, ou até mesmo, única fonte de “pesquisa” dentro das salas de aula. O intuito da pesquisa é levantar críticas da forma como determinadas questões são abordadas pelo livro, questioná-lo comparando-o ao que existe em termos de produção acadêmica. A crítica ao livro didático se concretiza através da escolha de um tema específico para fazer esta análise e contrapô-la à produção acadêmica, na tentativa de levantar sugestões de como um determinado tema pode ser trabalhado - a questão escravidão-escravo (negro africano). A pesquisa se divide em três etapas: num primeiro momento será feito a análise das questões que envolvem exclusivamente o livro didático ao se referir sobre o processo escravista e inevitavelmente à imagem do negro. Num segundo momento a discussão voltar-se-á especificamente à produção acadêmica, que busca resgatar o negro enquanto pessoa, inserido no seio de sua família. No terceiro momento será feito um apanhado do que foi discutido sugerindo-se documentos alternativos para serem divulgados junto aos alunos a fim de estreitar os laços entre academia e educação de 1º e 2º graus. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 45 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - História (Uberlândia) | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LivroDidaticoProducao.pdf | TCC | 6.61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
