Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18687
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A guerra contra o Paraguai e os discursos sobre nação e identidade
metadata.dc.creator: Rezende, Sergio Bernardes
metadata.dc.contributor.advisor1: Nunes, Leandro José
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Leila
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Paulo Roberto de
metadata.dc.description.resumo: O presente texto é resultado parcial de um trabalho de pesquisa que se iniciou no segundo semestre de 1998. Partimos da chamada Guerra do Paraguai (1865-1870) para refletir sobre a consolidação da ideia de 'identidade nacional brasileira'. O foco da discussão se baseia em relatos e memórias de guerra, escritos por membros do quadro de oficiais que integraram o comando das forças brasileiras que lutaram ao lado do Uruguai e da Argentina (Tríplice Aliança) contra o Paraguai, que acabou sendo totalmente destruído. A partir desses documentos, que constituem nossas fontes básicas de pesquisa, procuramos observar a emergência de certos discursos sobre a dita nacionalidade brasileira. Através da leitura de textos analíticos sobre as problemáticas em torno daquele conflito, pudemos observar que a guerra se manifestou em momento de crise do Império comandado por D. Pedro II. A guerra, além disso, permitiu a constituição de uma nova instituição, que, por sua vez acabaria por aglutinar poderes que vieram transformar o cenário político da ex-colônia portuguesa. Alguns teóricos do conceito de nação e das ideologias nacionalistas nos permitiram perceber nos discursos que se constroem em tomo da Guerra do Paraguai conteúdos que os qualificam como propagadores de ideários nacionalistas. Tais posicionamentos evidenciam momentos de construção de símbolos e significados em torno do que viria a ser a ideia de nação, proposta pelos que proclamaram a República Federativa do Brasil. O trabalho não chega a conclusões definitivas, apontando contudo, caminhos que permitem refletir sobre a historicidade da guerra em que o Brasil se envolveu contra o Paraguai.
Notes: Palavras-chave criadas pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Guerra do Paraguai
1865-1870
Nação
Identidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: REZENDE, Sergio Bernardes. A guerra contra o Paraguai e os discursos sobre nação e identidade. 2000. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18687
Issue Date: 2000
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GuerraParaguaiDiscursos.pdfTCC23.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.