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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A identificação com o time, a curiosidade específica do torcedor e a satisfação do torcedor como antecedentes da intenção de compra do torcedor de futebol no Brasil
Autor(es): Crosara Junior, Ademar
Primeiro orientador: Fagundes, André Francisco Alcântara
Primeiro membro da banca: Paula, Verônica Angélica Freitas de
Segundo membro da banca: Santana, Élcio Eduardo de Paula
Terceiro membro da banca: Sousa, Caissa Veloso e
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo descrever como a intenção de compra de produtos do seu time de preferência, assim como a intenção de assistir a seus jogos, por parte dos torcedores de futebol no Brasil, são influenciados por alguns de seus antecedentes, sendo eles: a curiosidade específica do torcedor, o amor ao time, a identificação do torcedor com o time e a satisfação do torcedor. Para justificar o desenvolvimento desta pesquisa, existem diferentes razões que abrangem o ponto de vista acadêmico e gerencial. Do ponto de vista acadêmico, percebe-se que, mesmo em crescimento, existe um número reduzido de publicações voltadas ao comportamento do consumidor esportivo no Brasil, sugerindo uma lacuna na literatura a respeito desse tipo de estudo (FAGUNDES et al, 2012). Mesmo em outros locais, o comportamento humano tem sido estudado em muitos domínios, mas a curiosidade no contexto do esporte não foi tão pesquisado (PARK; MAHONY; GREENWELL, 2010; PARK et al., 2008). Gerencialmente, os resultados poderão auxiliar no conhecimento mais profundo do torcedor, fornecendo informações para que as organizações que atuam no setor possam desenvolver estratégias mercadológicas mais assertivas para atrair e fidelizar esse torcedor de futebol no Brasil, tanto para compra de produtos ligados ao time, quanto para assistir aos jogos, os construtos utilizados nesta pesquisa foram: a curiosidade específica do torcedor, a identificação com o time, o amor ao time e a satisfação do torcedor. A partir desse cenário elaborou-se dois modelos teóricos, um ligado à compra de produtos do time, contemplando quatro hipóteses; e o outro ligado ao consumo de assistir aos jogos do time de preferência, também contemplando outras quatro hipóteses. O método adotado foi o da pesquisa descritiva quantitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se uma survey eletrônica. A técnica estatística escolhida foi a Modelagem de Equações Estruturais (SEM). O número de respostas consideradas válidas para o estudo foi de 499 de um total de 527 respondentes. Os resultados da pesquisa comprovaram seis das hipóteses propostas. Os testes aplicados nos modelos estruturais 1.1 e 1.2, apontaram o seus ajustes e validade empírica. Posteriormente, esses modelos foram comparados com dois modelos rivais, buscando encontrar os mais ajustados. Os Modelos Rivais 1.1 e 1.2 apresentaram índices de ajuste muito próximos aos Modelos Estruturais 1.1 e 1.2, sendo que a escolha pelos Modelos Rivais se deu com base nos quadrados das correlações (R2) obtidos nesse modelo. Concluiu-se que as variáveis vaticinadoras da intenção de comprar produtos do time de preferência explicam 55,60% de sua variância, enquanto as variáveis vaticinadoras da intenção de assistir jogos explicam 62,40% de sua variância. Um outro achado deste estudo foi verificar que a satisfação do torcedor se relaciona mais com a intenção de assistir a jogos do que com a intenção de comprar produtos do time.
Abstract: This research had as its objective describing how the intention to buy products of their favorite team of the soccer fans in Brazil, as well as the intention to watch its games, are influenced by some of its antecedents, being: the specific interest of the fans, the love for the team, the identification of the fans with the team and the supporter’s satisfaction. There are different reasons that cover the academic and management points of view that justify the development of this research. From the academic point of view, it can be seen that even growing, there are few publications dealing with sports consumer behavior in Brazil, suggesting a gap in the literature regarding this type of study (FAGUNDES et al, 2012). Even elsewhere human behavior has been studied in many domains but interest in the context of sport has not been as well researched (PARK; MAHONY; GREENWELL, 2010; PARK et al., 2008). For management the results will be able to help deepening the knowledge about the supporter, providing information so that the organizations which operate in the sector can develop more assertive marketing strategies to attract and retain the soccer fan in Brazil, both by buying products linked to the team and by watching the matches; the constructs used in this research were: the supporter’s specific interest, the identification with the team, the love for the team and the satisfaction of the supporter. From this scenario, two theoretical models were elaborated, one related to the purchase of products of the team contemplating four hypotheses; and the other connected to the consumption of watching the matches of the favorite team, contemplating another four hypotheses. The method adopted was that of quantitative exploratory research. An electronic survey was used for the data collection. The statistical technique chosen was Structural Equations Modeling (SEM). The number of responses considered valid for the study was 499. The results of the research proved six of the proposed hypotheses. The tests applied in the structural models 1.1 and 1.2 pointed out their adjustments and
Palavras-chave: Administração
Torcedores
Futebol - Brasil
Comportamento do consumidor
Intenção de compra
Assistir jogos
Identificação
Curiosidade
Amor ao Time
Satisfação
Consumer behavior
Soccer
Fan
Intention to buy
Attend matches
Identification
Interest
Satisfaction
Team Love
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: CROSARA JUNIOR, Ademar. A identificação com o time, a curiosidade específica do torcedor e a satisfação do torcedor como antecedentes da intenção de compra do torcedor de futebol no Brasil. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.632
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.632
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18672
Data de defesa: 16-Dez-2016
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