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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18653
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ferreira, Frederico de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-17T15:58:47Z | - |
dc.date.available | 2017-05-17T15:58:47Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-23 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Frederico de Carvalho. Pedagogia palhacesca: uma poética de atravessamentos, transgressões e comicidade na escola básica. 2016. 33 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.261 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18653 | - |
dc.description.abstract | Este artículo hace referencia a una reflexión crítica sobre el potencial transgresor de una pedagogia palhacesca, celebrada con clases del tercero al noveno grado de la escuela primaria, de una escuela municipal de Uberlândia, durante el ano escolar 2015. Para este, se llevó a cabo una escritura en espiral, en la perspectiva de múltiples miradas y para presentar lo camino familiar, personal, artístico y profesional como base estructural para la comprensión de las decisiones tomadas a lo largo de mi formación y que, a su vez, convergen en la consolidación de un payaso maestro. Los marcos teóricos planteados buscaron el diálogo con mis impresiones sobre el contexto disciplinario de la escuela primaria y los caminos hacia el diseno de una práctica pedagógica que establece la proximidad entre profesor y estudiante, a partir de la transformación de las lecciones semanales en reuniones poéticas y ridentes. Con la apropiación de aspectos palhacescos por el profesor y con la inserción del payaso como figura transgresiva en las escuelas, con respecto al proyecto de construcción de una escuela sonriente, se hizo posible ver las posibilidades, construir suenos, subvertir la lógica, poetizar momentos, descontruir el cartesianismo y electo de la risa como ritual para romper barreras, aproximador de personas y factor de humanización de las relaciones. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Palhaços na arte | pt_BR |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Riso | pt_BR |
dc.subject | Clown | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Payaso | pt_BR |
dc.subject | Risas | pt_BR |
dc.title | Pedagogia palhacesca: uma poética de atravessamentos, transgressões e comicidade na escola básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Pedagogía palhacesca: una poética de cruces, transgresiones y comicidad en la escuela primaria | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Wuo, Ana Elvira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767092J4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Resende, Selmo Haroldo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686E7 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leite, Vilma Campos dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738083E8 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8121958U9 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se a uma reflexão crítica acerca das potencialidades transgressoras de uma pedagogia palhacesca, realizada com turmas de terceiro a nono ano do ensino fundamental, de uma escola da rede municipal de Uberlândia, durante o ano letivo de 2015. Para isso, foi realizada uma escrita espiralada, na perspectiva de múltiplos olhares e no intuito de levantar o percurso familiar, pessoal, artístico e profissional como base estrutural para a compreensão das escolhas realizadas ao longo da formação deste pesquisador e que, por sua vez, confluem na consolidação de um professor-palhaço. Os referenciais teóricos suscitados buscaram dialogar com impressões, próprias, sobre o contexto disciplinador da escola básica e os caminhos trilhados no sentido de conceber uma prática pedagógica que estabeleça a aproximação entre professor e aluno, a partir da transformação das aulas semanais em encontros poéticos e ridentes. Com a apropriação de aspectos palhacescos pelo professor e com a inserção do palhaço como figura transgressora no âmbito escolar, no que tange à proposta de construção de uma escola risonha, foi possível perceber possibilidades, construir sonhos, subverter a lógica, poetizar momentos, descontruir o cartesianismo e eleger o riso como ritual de quebra de barreiras, aproximador de pessoas e fator de humanização das relações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 33 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.261 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81760220 | - |
dc.crossref.doibatchid | 51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
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