Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18631
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estética naturalista como expressão da sociedade industrial: uma leitura da obra Germinal de Émile Zola
Autor(es): Carvalho, Rodrigo Janoni
Primeiro orientador: Cerasoli, Josianne Francia
Primeiro membro da banca: Seixas, Jacy Alves de
Segundo membro da banca: Silveira, Daniela Magalhães da
Resumo: A presente investigação tem por objetivo discutir temáticas características do industrialismo europeu, conforme leitura de Émile Zola (1840-1902) apresentada em Germinal (1885). Este romance é notadamente o livro mais conhecido do escritor francês considerado expoente do naturalismo literário. Zola firmou-se como um marco na literatura com sua tentativa de aproximar a arte do saber científico vigente, conforme os preceitos de seus romances experimentais ou romances de tese. Além disso, a repercussão do autor, sobretudo no mundo ocidental, não se restringiu somente às suas obras: seu destaque se revela no elevado engajamento político como figura libertária. O leitor poderá notar que, para além da análise da obra supracitada, propomos neste estudo o diálogo com outras fontes, ilustrações, fotografias, pinturas, charges e representações sobre o período (século XIX), bem como estudos oriundos de autores de diversas matrizes nas ciências humanas. Fruto de um intenso esforço, este trabalho confronta um documento histórico bastante valioso, isto é, a obra literária, com leituras sobre os mundos do trabalho e do industrialismo oitocentistas, evidenciando formas pelas quais a coexistência da pobreza e da miséria humana com a riqueza material e a opulência foram esteticamente trabalhadas.
Palavras-chave: Germinal
Émile Zola (1840-1902)
Industrialismo
Século XIX
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Rodrigo Janoni. Estética naturalista como expressão da sociedade industrial: uma leitura da obra Germinal de Émile Zola. 2010. 190 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18631
Data de defesa: 2010
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstéticaNaturalistaExpressão.pdfTCC36.07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.