Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18526
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A discriminação racial do negro em Uberlândia
metadata.dc.creator: Moreira, Carlos Cezar
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Antônio de
metadata.dc.description.resumo: que ainda circulam na sociedade sobre os negros. Pode-se afirmar que elas se originaram na escravidão e expressam uma sociedade que é de classe e de ideologia dominante branca. Nesta ideologia se encontra o negro conquistando valores e status brancos, tomando o branco como modelo de identificação, como possibilidade de sucesso, ou seja, o negro incorpora a ideologia de que é inferior. O trabalho caminhará dentro da perspectiva ideológica que coloca o negro sempre em posição inferior. Ele é considerado sempre o incompetente, o incapaz de pensar, apenas de trabalhar e ser mal remunerado. Diante dessa situação, parte-se para uma investigação sobre a discriminação racial sofrida pelo negro em Uberlândia. Diante da rejeição do negro quanto à sua cor, torna-se importante analisar as razões que o levaram a viver esse processo, bem como verificar a discriminação sofrida por ele na cidade. O trabalho foi feito a partir de entrevistas com pessoas negras, em especial com as envolvidas com o “Movimento Negro”, o “Consciência Negra”, além de fazer um levantamento em revistas e jornais locais, entre 1988 e 1989, para localizar a presença da discriminação do negro na cidade.
Notes: Palavras-chave e resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017 Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.
Keywords: Discriminação Racial
Negros
Uberlândia
1988-1989
Ideologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: MOREIRA, Carlos Cezar. A discriminação racial do negro em Uberlândia. 1990. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1990.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18526
Issue Date: 1990
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiscrinaçãoRacialNegro.pdfTCC16.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.