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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O homem enquanto mercadoria. Notas sobre o filme "Quanto vale ou é por quilo?" (Sérgio Bianchi, 2005)
Autor(es): Faria, Eduardo Santana
Primeiro orientador: Vasconcelos, Regina Ilka Vieira
Primeiro membro da banca: Barbosa, Marta Emísia Jacinto
Segundo membro da banca: Leal, Eliane Alves
Resumo: O presente estudo pretende apresentar uma discussão sobre a exploração social do homem, coisificado como mercadoria, a partir de Quanto Vale ou é Por Quilo? um filme produzido em 2004 e lançado em 2005 pelo diretor paranaense Sérgio Luís Bianchi e que com um humor refinado e um representativo elenco do cinema nacional, traça o perfil de um país em crise de valores e que preenche a ausência do Estado com uma “solidariedade de fachada”, apresentando paralelamente o passado e o presente ao mostrar como a exploração do negro no passado reflete-se na exploração do pobre da atualidade, tendo como foco central a ganância dos ricos, mesmo de forma velada, que acaba por fazer com que se passe por cima de valores morais, tal qual os senhores feudais do passado, chegando até as organizações do Terceiro Setor, as quais muitas vezes poderiam mudar a vida de pessoas necessitadas e vêem mostrar o seu lado podre ao desviar verbas, tirando assim dos que nada tem e aumentando o poder dos ricos que tornam-se cada vez mais ricos.
Abstract: The present study aims to present a discussion of social exploration of man, objectified as a commodity, from Quanto Vale ou é por Quilo? a film produced in 2004 and launched in 2005 by director paranaense Sérgio Luís Bianchi with humor and a refined and cast a representative of the national cinema, traces the profile of a country in crisis of values and that meets the absence of the state with a "solidarity front," presenting alongside past and present, showing how the exploitation of black in the past is reflected in the exploitation of the poor today, having as its central focus the greed of the rich, even covertly, which ultimately make you go over moral values, like the feudal lords of the past, down to Third Sector organizations, which often could change the lives of needy people and see your show next to the rotting away funds, thereby taking it from nothing and increasing the power of the rich becoming richer and richer
Palavras-chave: Mercadoria
Exploração social
Solidariedade
Commodity
Social exploitation
Solidarity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FARIA, Eduardo Santana. O homem enquanto mercadoria. Notas sobre o filme "Quanto vale ou é por quilo?" (Sérgio Bianchi, 2005). 2011. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18501
Data de defesa: 2011
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