Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18498
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Marias, Madalenas e Evas. Representações para a pureza, o pecado e a desobediência da mulher no poema bíblico Cântico dos cânticos: uma leitura possível
Autor: Maciel, Adriana Simões Monteiro
Primer orientador: Nascimento, Mara Regina do
Primer miembro de la banca: Carneiro, Maria Elizabeth Ribeiro
Segundo miembro de la banca: Luz, Guilherme Amaral
Resumen: Esta pesquisa procura apresentar o poema Cântico dos Cânticos e sua relação com o Catecismo da Igreja Católica e com as Cartas Encíclicas, tendo como temáticas principais as questões de gênero e da sexualidade feminina. Conjecturamos a existência de uma narrativa que cria, dissemina e reforça condutas que levam à discriminação sexual e que promovem a manutenção de heranças patriarcais por parte da Igreja Católica. Tentamos revelar como as representações sociais são construídas ao longo do tempo e afirmadas em momentos históricos diferentes. Através destas, podemos perceber que o jogo de poder pode estar implícito, subentendido, mas não ausente, bastando olhar nas entrelinhas para encontrá-lo. Na perspectiva da Igreja Católica, a mulher deve tomar como espelho um ícone de moral exemplar: Maria, a mãe de Jesus. Sua pureza e castidade devem servir de modelo para todas as mulheres, em diferentes tempos e contextos. No entanto, o poema bíblico Cântico dos Cânticos apresenta-nos outra opção para o lugar da mulher na sua relação com o homem; retrata uma sensualidade para o corpo feminino, que deve ser motivo de exibição e admiração. E é sobre este impasse que nossa pesquisa se desenvolveu: o poema é relegado ao esquecimento nas aulas e manuais de catequese, como também nos sermões dominicais, dentro dos templos católicos, mas não deixa de fazer parte do cânone bíblico. Concluímos, a partir da análise feita dos documentos selecionados para esta pesquisa, que a Igreja Católica contemporânea mantém um discurso conservador e moralizante que procura aquietar e inibir os desejos carnais femininos, delegando à mulher uma posição de inferioridade em relação ao outro sexo.
Palabras clave: Cântico dos cânticos
Igreja católica
Mulher
Sexualidade
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MACIEL, Adriana Simões Monteiro. Marias, Madalenas e Evas. Representações para a pureza, o pecado e a desobediência da mulher no poema bíblico Cântico dos cânticos: uma leitura possível. 2011. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18498
Fecha de defensa: 2011
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MariaMadalenasEvas.pdfTCC4.96 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.