Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18497
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Monte Alegre de Minas: o “novo” nas eleições municipais do ano 2000
Autor(es): Teodoro, Frank Couto
Primeiro orientador: Almeida, Antônio de
Resumo: Este trabalho discute e problematiza o processo eleitoral nas eleições municipais do ano 2000, na cidade de Monte Alegre de Minas no Estado de Minas Gerais. Procurou-se analisar o que o período pré-eleitoral, compreendido entre os dias 15/08/2000 à 28/09/2000, e consecutivamente, o resultado das eleições e o mandato representaram para a população local, tendo em vista a eleição de um “cidadão comum” do povo, derrotando ex-prefeitos que tinham respaldo partidário e político na cidade. Entende-se que este evento contribuiu para fazer brotar novas formas de pensar e agir de acordo com os interesses do coletivo, contrapondo as práticas dos políticos que compunham a liderança política dos grupos sociais que sempre se mantiveram no poder ao longo dos anos. Este evento foi uma resposta dada pelos eleitores nas urnas aos quadros políticos locais, tendo em vista a esperança por mudanças na alternância de poder que sempre prevaleceram no município
Palavras-chave: Eleições
Imaginário social
Cidadania
Política
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: TEODORO, Frank Couto. Monte Alegre de Minas: o “novo” nas eleições municipais do ano 2000. 2011. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18497
Data de defesa: 2011
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MonteAlegreMinas.pdfTCC811.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.