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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18407
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Análise das vias do eixo viário sudeste de Uberlândia (MG) e sua capacidade viária |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of the southeast axis road in Uberlândia (MG) and its road capacity |
Autor(es): | Menezes, Vanilze Silva Pimenta |
Primeiro orientador: | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara |
Primeiro membro da banca: | Mesquita, Adailson Pinheiro |
Segundo membro da banca: | Sorratini, José Aparecido |
Resumo: | A infraestrutura viária desempenha um papel importante na eficiência do transporte urbano. O sistema de transporte é um desafio para os gestores públicos. Em Uberlândia (MG), as autoridades municipais discutem propostas na busca de sua melhoria para a mobilidade urbana. O objetivo deste trabalho é analisar a rede de infraestrutura urbana de um eixo viário na região Sudeste de Uberlândia, considerando o fluxo veicular, os projetos implantados e as condições de circulação dos veículos, comparando a capacidade viária existente e ampliada. Foram discutidos diferentes elementos da via e suas consequências para a malha viária do eixo. Os resultados foram obtidos a partir da contagem volumétrica classificada veicular em 8 postos de pesquisa com maior fluxo veicular nos períodos de 6:15h às 8:15h e de 17:30h às 19:30h, e o local com maior volume de tráfego encontrou-se na interseção da Avenida Jaime de Barros com a Rua Pascoal Bruno, em direção ao Terminal Santa Luzia. Na maioria dos postos pesquisados ocorreram medidas paliativas que adiaram a concretização dos projetos previstos nos Planos Diretores e foram encontrados problemas envolvendo sinalizações horizontal e vertical. Foi possível verificar que os projetos viários, embora presentes em diferentes gestões públicas, nem sempre foram viabilizados, sendo um dos entraves encontrados à dificuldade nas indenizações pelas desapropriações de lotes. O eixo estudado é uma mistura de obras finalizadas e outras não conclusas. Dos acidentes de trânsito em 2014 com vítimas, 77,78% envolveu resgate de motociclistas, com maior incidência nos bairros São Jorge e Santa Luzia. O volume veicular nas vias arteriais foi menor do que o estabelecido por Vasconcellos (2005), onde conclui-se que os motoristas utilizam vias fora do eixo como outras opções viáveis para os deslocamentos na região, alterando a dinâmica urbana no eixo estudado. |
Abstract: | Road infrastructure plays an important role in urban transport system efficiency. The transportation plan is a challenge for public managers. In Uberlândia (MG), the city authorities are searching for alternatives in the urban mobility. The objective of this study is to analyze the urban road infrastructure network of an axis road in the southeast region of Uberlândia, considering the traffic flow, implemented roadworks and the vehicle circulation conditions, comparing the current and future road capacity. The discussion includes different road components and the consequences for the axis road routes. Vehicle volume counts were carried out at 8 different research points with the volume counts showed more intense traffic during 2 (two) periods - from 6:15 to 8:15am and from 17:30 to 19:30pm. The most intense traffic volume occurred in the intersection of Jaime de Barros Avenue and Pascoal Bruno Street, in direction of the Santa Luzia Terminal. The major research points received only palliative measures that caused a delay in the implementation of projects included in the main Transportation Plan and problems related to horizontal and vertical traffic signs. Some of the roadworks were not completed although they were included in different public administrations. One of the main obstacles was the difficulty related to properties compensation in the area. The analyzed axis road is a mixture of finished and unfinished roadworks. Of traffic accidents in 2014 with victims, 77.78% involved rescue of motorcyclists, with greater incidence in the São Jorge and Santa Luzia neighborhoods. The vehicular flow counted on the main roads are lower than established by Vasconcellos (2005), for the results that drivers use off-axis routes as other viable options for the displacements in the region, changing the urban dynamic in the analysed axis road. |
Palavras-chave: | Engenharia civil Mobilidade urbana - Uberlândia (MG) Transporte urbano - Uberlândia (MG) Planejamento urbano - Uberlândia (MG) Infraestrutura viária Eixo Sudeste Capacidade viária Road infrastructure Urban mobility Southeast axis road Road capacity |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
Referência: | MENEZES, Vanilze Silva Pimenta. Análise das vias do eixo viário sudeste de Uberlândia (MG) e sua capacidade viária. 2017. 193 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.250 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2017.250 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18407 |
Data de defesa: | 7-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
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