Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18330
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Gamificação em ambientes educacionais ubíquos
metadata.dc.creator: Silva Júnior, Samuel Chagas da
metadata.dc.contributor.advisor1: Cattelan, Renan Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Bulcão Neto, Renato de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Pedro Frosi
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta o conceito da gamificação como ferramenta de apoio aos Ambientes Educacionais Ubíquos (AEUs). Com a utilização de elementos da gamificação enquanto processo de aprendizagem, apresenta os principais mecanismos, estratégias e aspectos observados durante o estudo, assim como as etapas seguidas para sua concretização. Um módulo de gamificação foi desenvolvido e integrado a um AEU real utilizado em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia. O desenvolvimento do módulo de gamificação e seu modelo de dados originou uma arquitetura suficientemente genérica, fracamente acoplada e que pode ser utilizada em conjunto com recursos colaborativos para extensão e enriquecimento de conteúdo educacional. Para validação da proposta, a utilização do módulo foi monitorada durante três semestres, explorando diversos mecanismos de competição (pontuação, rankings, conquista de medalhas, entre outros) visando melhorar o engajamento dos estudantes e a dinâmica de utilização do sistema. Como resultado, observou-se que o módulo criado foi bem aceito pelos estudantes e serviu como auxílio no processo de ensino-aprendizagem, além de aumentar a quantidade e o tempo médio dos acessos ao sistema.
Abstract: This dissertation presents the concept of gamification as a tool to support Ubiquitous Learning Environments (ULEs). With the use of gamification elements as a learning process, it presents the main mechanisms, strategies and aspects observed during the study, as well as the steps followed to achieve them. A gamification module was developed and integrated into a real ULE used in undergraduate and postgraduate courses at the Federal University of Uberlândia. The development of the gamification module and its data model originated a sufficiently generic, loosely coupled architecture, which can be used in conjunction with collaborative resources for extension and enrichment of educational content. To validate the proposal, the use of the module was monitored during three semesters, exploring various mechanisms of competition (punctuation, rankings, badges achievement, among others) in order to improve student engagement and the dynamics of system utilization. As a result, it was observed that the created module was well accepted by students and served as an aid in the teaching-learning process, besides increasing the amount and average time of access to the system.
Keywords: Computação
Computação ubíqua
Informática na educação
Ensino auxiliado por computador
Gamificação
Ambientes educacionais ubíquos
Gamificação na educação
Classroom experience
Gamification
Ubiquitous computing
Ubiquitous Learning Environments
Gamification in education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Citation: SILVA JÚNIOR, Samuel Chagas da. Gamificação em ambientes educacionais ubíquos. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18330
Issue Date: 10-Feb-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GamificacaoAmbientesEducacionais.pdfDissertação9.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.