Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18320
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Crenças sobre feedback: um estudo com tutores e alunos em um curso de licenciatura em Letras Inglês a distância
metadata.dc.creator: Pereira, Jackson Rafael Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribas, Fernanda Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Valeska Virgínia Soares
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa é resultado de questionamentos sobre os efeitos do feedback no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira e as crenças de professores-tutores e alunos sobre o papel do feedback num ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Esta investigação objetivou identificar e analisar as crenças de professores-tutores de língua inglesa sobre o feedback no contexto educacional em que atuavam. Objetivamos, também, identificar as crenças dos alunos sobre o feedback e o modo como se sentiam quando eram submetidos a ele, ou seja, quais emoções eles manifestavam mediante à intervenção do professor-tutor. Nossa pesquisa fundamentou-se na descrição e discussão dos dados coletados seguindo o paradigma qualitativo. Para coleta e interpretação dos dados, utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: questionários e entrevistas semi- estruturadas. Uma vez que também pretendíamos analisar as estratégias de feedback utilizadas pelos professores-tutores, foram analisados fóruns de discussão em três disciplinas do curso de Letras Inglês Parfor da Universidade Federal de Uberlândia, na modalidade a distância. A pesquisa contou com a participação de duas professoras-tutoras e duas alunas do referido curso. Os dados coletados foram analisados à luz de estudos sobre crenças em relação ao processo de ensino-aprendizagem de Barcelos (2001, 2003, 2004, 2007, 2010, 2015), Miccoli (2010), Pajares (1992), Richards e Lockhart (1994), entre outros, e investigações sobre feedback em contextos de ensino-aprendizagens virtuais, segundo Garrido (2005), Lima e Alves (2011), Ros I Solé e Truman (2005), Shute (2007), Paiva (2003), entre outros. Dentre as conclusões obtidas, percebeu-se que as crenças das professoras-tutoras, de maneira geral, coincidem. A análise de suas crenças, aliada à observação de suas práticas nos fóruns nos permitiu perceber que, de maneira geral, elas agiam de acordo com o pensavam ser correto, ou seja, com base em suas crenças. Além disso, suas crenças refletiam experiências passadas enquanto aprendizes e professoras de língua inglesa. No tocante às alunas, observou-se que suas crenças sobre feedback baseavam-se em imagens que construíram em sua trajetória educacional. Os dados mostraram que as alunas solicitavam e queriam receber feedback, contudo, quando este não atendia suas expectativas, emoções de desagrado e desconforto eram gerados.
Abstract: This research is the result of questions about the effects of feedback on the process of teaching and learning of a foreign language and the beliefs of teacher tutors and students about the role of feedback in a virtual learning environment (VLE). This research aimed to identify and analyze the beliefs of English language tutors about feedback in the educational context where they worked. We also aimed to identify the beliefs of students about feedback and how they felt when they were submitted to it, that is, what emotions they manifested under the teacher tutors’ intervention. Our research was based on the description and discussion of data following the qualitative paradigm. For the collection and interpretation of data, we used the following research tools: questionnaires and semi-structured interviews. Since we also wanted to analyze the feedback strategies implemented by the tutors, discussion forums were analyzed in three disciplines of the English Language and Literature Course through distance modality (Parfor) from the Federal University of Uberlândia. Two teacher tutors and two students participated in the study. The data were analyzed in the light of studies on beliefs related to the teaching-learning process from Barcelos (2001, 2003, 2004, 2007, 2010, 2015), Miccoli (2010), Pajares (1992), Richards and Lockhart (1994 ), among others, and investigations on feedback in virtual teaching-learning contexts, according to Garrido (2005), Lima and Alves (2011), Ros I Solé and Truman (2005), Shute (2007), Paiva (2003), among others. Results indicated that the tutors’ beliefs generally coincide. The analysis of their beliefs, and the observation of their practices in the forums allowed us to realize that, in general, they acted in accordance to what they thought it was correct, that is, based on their beliefs. Furthermore, their beliefs reflected past experiences as English learner and teachers. Regarding the students, it was found that their beliefs about feedback were based on images formed during their educational trajectory. The data showed that the students requested and wanted to receive feedback, but when it did not meet their expectations, emotions of displeasure and discomfort were generated.
Keywords: Linguística
Língua inglesa - Educação à distância
Língua inglesa - Estudo e ensino
Crenças
Feedback
Emoções
Ensino e Aprendizagem de Línguas
Educação a Distância
Beliefs
Feedback
Emotions
Teaching and Learning Languages
Distance Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Citation: PEREIRA, Jackson Rafael Santos. Crenças sobre feedback: um estudo com tutores e alunos em um curso de licenciatura em Letras Inglês a distância. 2016. 149 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18320
Issue Date: 28-Jul-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CrencassobreFeedback.pdfDissertação11.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.