Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18257Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Martins, Leonilda Maria Cardoso | - |
| dc.date.accessioned | 2017-03-24T13:35:44Z | - |
| dc.date.available | 2017-03-24T13:35:44Z | - |
| dc.date.issued | 2014 | - |
| dc.identifier.citation | MARTINS, Leonilda Maria Cardoso. Estado laico e ensino religioso nas escolas públicas: entre os discursos da lei e as práticas de ensino. Uberlândia, (1996 a 2014). 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18257 | - |
| dc.description | Palavras-chave e Resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017: Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Estado Laico | pt_BR |
| dc.subject | Ensino Religioso | pt_BR |
| dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
| dc.subject | 1996-2014 | pt_BR |
| dc.subject | Escolas Públicas | pt_BR |
| dc.title | Estado laico e ensino religioso nas escolas públicas: entre os discursos da lei e as práticas de ensino. Uberlândia, (1996 a 2014) | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Mara Regina do | - |
| dc.contributor.referee1 | Ferreira, Jorgetânia da Silva | - |
| dc.contributor.referee2 | Carmo, Maria Andréa Angelotti | - |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | O trabalho se propõe a refletir sobre a continuidade das aulas de Ensino religioso nas escolas públicas brasileiras, que hoje enfrenta os defensores da laicidade no ambiente escolar e precisa, ao mesmo tempo, lidar com o sincretismo religioso existente em nosso país. Como é possível permanecer o ensino religioso respeitando a laicidade do Estado e a liberdade e igualdade religiosa, também previstas pela Constituição? Como lidar com o sincretismo religioso existente em nosso país na sala de aula? O percurso metodológico utilizado nesta monografia foi fundamentado na pesquisa bibliográfica e documental, sendo grande parte da pesquisa feita em fontes eletrônicas. O primeiro capítulo aborda as representações sociais, religião, ensino religioso, processos de aprendizagem, laicidade do Estado e o acordo Brasil-Vaticano. O segundo faz uma breve abordagem sobre o ensino religioso no Brasil e suas diversas práticas ao longo da História, inclusive em Uberlândia. Também levanta questões sobre a intolerância religiosa, as polêmicas sobre o Ensino Religioso e a Laicidade do Estado. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | História | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - História (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EstadoLaicoEnsino.pdf | TCC | 9.36 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
