Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18257
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorMartins, Leonilda Maria Cardoso-
dc.date.accessioned2017-03-24T13:35:44Z-
dc.date.available2017-03-24T13:35:44Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationMARTINS, Leonilda Maria Cardoso. Estado laico e ensino religioso nas escolas públicas: entre os discursos da lei e as práticas de ensino. Uberlândia, (1996 a 2014). 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18257-
dc.descriptionPalavras-chave e Resumo criados pelo pesquisador do Projeto PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017: Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstado Laicopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subject1996-2014pt_BR
dc.subjectEscolas Públicaspt_BR
dc.titleEstado laico e ensino religioso nas escolas públicas: entre os discursos da lei e as práticas de ensino. Uberlândia, (1996 a 2014)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Mara Regina do-
dc.contributor.referee1Ferreira, Jorgetânia da Silva-
dc.contributor.referee2Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho se propõe a refletir sobre a continuidade das aulas de Ensino religioso nas escolas públicas brasileiras, que hoje enfrenta os defensores da laicidade no ambiente escolar e precisa, ao mesmo tempo, lidar com o sincretismo religioso existente em nosso país. Como é possível permanecer o ensino religioso respeitando a laicidade do Estado e a liberdade e igualdade religiosa, também previstas pela Constituição? Como lidar com o sincretismo religioso existente em nosso país na sala de aula? O percurso metodológico utilizado nesta monografia foi fundamentado na pesquisa bibliográfica e documental, sendo grande parte da pesquisa feita em fontes eletrônicas. O primeiro capítulo aborda as representações sociais, religião, ensino religioso, processos de aprendizagem, laicidade do Estado e o acordo Brasil-Vaticano. O segundo faz uma breve abordagem sobre o ensino religioso no Brasil e suas diversas práticas ao longo da História, inclusive em Uberlândia. Também levanta questões sobre a intolerância religiosa, as polêmicas sobre o Ensino Religioso e a Laicidade do Estado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstadoLaicoEnsino.pdfTCC9.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.