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dc.creatorLopes, Sonia Maria Gomes-
dc.date.accessioned2017-03-06T17:05:08Z-
dc.date.available2017-03-06T17:05:08Z-
dc.date.issued2016-04-08-
dc.identifier.citationLOPES, Sonia Maria Gomes. A história da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro: primeiros anos (1953-1960). 2016. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.304pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18119-
dc.description.abstractThis study deals with the historical background of creation, functioning and federalization of Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro (FMTM) in the city of Uberaba, state Minas Gerais, during the 1953–60 years. FMTM was the first medical school of Triângulo Mineiro region. As such it not only distinguished the city — which was in a period of intense urbanization — but also contributed to the development of the medical field in the region — when the only possibility of studying medicine was in capitals such as Rio de Janeiro. Methodological procedures included search for documents in FMTM archives, minutes of its congregation, list of professors’ names, students’ records, documents from rectory, cultural center, students’ union and from History College. Local newspapers of the period were examined as well it was read memoir books of local authors. These sources were analyzed in the light of history of schooling institutions’ theoretical framework. They made possible to understand local, state and national political relations directly related to FMTM’s creation and to record paths taken by those who took on the task of creating an educational institution and start a medical school in Uberaba. The group that participated in this process was composed of medics from Uberaba, a lawyer and a federal congressman. In alignment with state and federal governments, the group did not hesitate in taking advantage of such political relationships to fulfill their aspirations. People from Uberaba, Belo Horizonte (Minas Gerais capital) and countryside cities, besides students from São Paulo and Goiás state, graduated in this medical school. Most of its professors were hired under recommendation of known masters teaching at medical schools in Minas Gerais, São Paulo and Rio de Janeiro. Costs of maintaining a medical school, whose meager resources coming from the government and payment made by its students were insufficient, led FMTM to turn into a public university.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMedicina - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectFaculdade de Medicina do Triângulo Mineiropt_BR
dc.subjectEnsino superior - História - Brasilpt_BR
dc.subjectHistória das instituições escolarespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectFederalizaçãopt_BR
dc.subjectHistory of educational institutionspt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectMedical educationpt_BR
dc.subjectFederalizationpt_BR
dc.titleA História da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro: primeiros anos (1953-1960)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Sauloéber Tarsio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705624A9pt_BR
dc.contributor.referee1Dantas, Sandra Mara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709388J6pt_BR
dc.contributor.referee2Gatti Júnior, Décio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728192D6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4450556A1pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aqui apresentada explorou a trajetória histórica entre a criação, implantação e federalização da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro em Uberaba, MG, no período 1953–60. Foi o primeiro curso de Medicina na região do Triângulo Mineiro. Não só distinguiu Uberaba — que se encontrava em processo crescente de urbanização —, mas também contribuiu para o desenvolvimento do campo médico na região — quando só era possível cursar Medicina nas capitais, em especial a do Rio de Janeiro. Os procedimentos metodológicos incluíram consulta a documentos dos arquivos de unidades da faculdade, dentre atas da congregação, relação nominal de professores, registros dos alunos, documentos da reitoria, do centro cultural, do diretório acadêmico e do curso de licenciatura em História. Foram examinadas edições dos jornais locais do período, bem como textos de memorialistas da cidade. Com essas fontes, analisadas à luz dos referenciais teóricos da pesquisa sobre instituição escolares, buscou-se entender as relações políticas locais, estaduais e nacionais diretamente relacionadas com a criação da instituição e registrar os caminhos percorridos por quem assumiu a tarefa de criar uma instituição de ensino e iniciar o ensino de medicina em Uberaba. O grupo que participou desse processo era composto por médicos da cidade, um advogado e um deputado federal, os quais, alinhados nos governos estadual e federal, não hesitaram em aproveitar a oportunidade. O curso de Medicina formou médicos de Uberaba, da capital mineira e das cidades interioranas. Também recebeu alunos de São Paulo e Goiás. A maioria dos professores foi atraída por indicação dos grandes mestres das escolas de Medicina das capitais de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A federalização foi consequência do custo de manutenção de uma faculdade de Medicina, cujos parcos recursos repassados pelo governo e pagos pelos estudantes eram insuficientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration181pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.304pt_BR
dc.orcid.putcode81753249-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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