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dc.creatorRezende, Marise Santana de-
dc.date.accessioned2017-02-20T17:33:15Z-
dc.date.available2017-02-20T17:33:15Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.citationREZENDE, Marise Santana de. Stress e desempenho acadêmico na pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis no Brasil. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.601pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18079-
dc.description.abstractPostgraduate admission is seen as an important transition in the student’s life, since this period can be understood as a process that involves a series of changes, pressures and charges that require the individual to adapt to the academic context. Given that some studies have indicated the postgraduate students, increasingly, as vulnerable to stress as a result of adjustments to these individuals are subject, this thesis main goal was to identify and analyze the relation between stress and academic performance perceived by students of stricto sensu graduate school in Accounting in Brazil. To carry out this research, we have selected a sample of 309 students (24.08% of the population) who were attending graduate school in Accounting. First, there was the descriptive statistics of the variables, and soon after conducted the Multiple Regression Analysis in two stages. The results of the first phase indicate that the variables "line of research," "to have a scholarship" and "program age", as well as concerns and difficulties inherent to the process, influence the stress level of the student. But in comparison to the results of the second regression testing, it was found that the variables prior to the academic performance and stress levels are significant in explaining academic performance. Thus, the results show the importance of monitoring the above identified stressors for the maintenance of student performance as well as prevent other problems arising from the drop in performance, such as evasion and other major damage.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.subjectControladoriapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectStress ocupacionalpt_BR
dc.subjectStresspt_BR
dc.subjectEstressorespt_BR
dc.subjectDesempenho discentept_BR
dc.titleStress e desempenho acadêmico na pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Gilberto José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4511438Y9pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Silvia Maria Cintra da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728Z1pt_BR
dc.contributor.referee2Espejo, Marcia Maria dos Santos Bortolocci-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767856J5pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4353059J6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO ingresso na pós-graduação é visto como uma transição importante na vida de um discente, visto que esse período pode ser entendido como um processo que envolve uma série de mudanças, pressões e cobranças que passam a exigir do indivíduo que ele se adapte ao contexto acadêmico. Considerando que alguns estudos vêm apontando os discentes da pós-graduação, cada vez mais, como vulneráveis ao stress em consequência das adaptações a que esses indivíduos estão sujeitos, a presente dissertação teve como objetivo geral identificar e analisar a relação entre stress e desempenho acadêmico percebido pelos discentes de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis no Brasil. Para a realização desta pesquisa, foi selecionada uma amostra de 309 alunos (24,08% da população) que cursavam pós-graduação em Ciências Contábeis. Primeiramente, realizou-se a estatística descritiva das variáveis, sendo, logo após, realizada a Análise de Regressão Múltipla em duas etapas. Os resultados da primeira etapa apontam que as variáveis “linha de pesquisa”, “ser bolsista” e “idade do programa”, além de preocupações e dificuldades inerentes ao processo, influenciam o nível de stress do discente. Já em relação aos resultados do segundo teste de regressão, foi constatado que as variáveis desempenho acadêmico anterior e nível de stress são significativas na explicação do desempenho acadêmico. Assim, os resultados evidenciam a importância de se monitorarem os estressores acima identificados para a manutenção do desempenho dos alunos, bem como evitar outros problemas decorrentes da queda no desempenho, como a evasão e outros danos maiores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration145pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.601pt_BR
dc.orcid.putcode81752873-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
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