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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O ser animado: análise da animação de objetos com referência nas ações básicas de esforçoes de Rudolf Laban
metadata.dc.creator: Moraes, Ana Carla Machado de
metadata.dc.contributor.advisor1: Meriso, Paulo Ricardo
metadata.dc.contributor.referee1: Alcure, Adriana Schneider
metadata.dc.contributor.referee2: Piragibe, Mário Ferreira
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação vem ao encontro da necessidade cada vez maior de fundamentar e abrir ao crescente número de interessados, os processos de criação em Teatro nas diferentes linguagens cênicas. A exploração de uma relação sensível e não utilitária entre sujeito e objeto está presente na vida cotidiana desde os tempos mais remotos. Assim também passou a ser na dramaturgia atual, sobretudo no que se convencionou chamar, desde meados dos anos 80, como Teatro de Objetos, uma linguagem dentro do Teatro de Animação. Esta pesquisa teve por objetivo investigar alguns elementos encontrados no método de Rudolf Laban que auxiliassem tecnicamente o trabalho de animação no Teatro de Objetos, do ponto de vista do movimento expressivo do corpo do objeto, e a possibilidade temática de composição de partituras de ações a partir da experimentação de relações poéticas inerentes a essa linguagem cênica denominadas aqui como: Poéticas de Vida, Poéticas de Risco e Poéticas de Morte. As partituras foram compostas separadamente por três estudantes do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia, de acordo com cada uma das três relações poéticas, durante a realização do Laboratório Seres, até chegarmos às Partituras Essenciais. Em seguida, as partituras essenciais das ações dos objetos, filmadas e descritas pelos atores em fichas, foram analisadas dentro de quadros relacionados aos elementos espaço, tempo, peso e fluência. Por último, criamos frases de movimento descrevendo as Partituras Essenciais e localizando as suas ações, estados de espírito e situações. O estudo revelou que essa forma de análise e registro em Teatro de Objetos, possibilita tanto o aprimoramento técnico dos artistas quanto o desenvolvimento de cenas a partir de um potencial poético.
Abstract: The present dissertation comes towards the increasing need to found and share with the also increasing number of interested people the creative processes in theater in its different scenic languages. The exploration of a sensitive and non-utilitarian relation between subject and object is present in daily life since earliest times. Therefore, it also became present in the current play-writting, most of all in which we call since the 80´s as ‘Theater of Objects’ - a language inside the Theater Animation. This research had as its goal to investigate some elements found in Rudolf Laban’s method — which would help technically animation work in the Theater of Objects. This help comes from the view of expressive movement in the object body as well as the possibility of composing an action score created from the experience of poetic relations inherent to the scenic language named here as Poetry of Life, Poetry of Risk, Poetry of Death . The scores were created separately by three students from the theater course of Uberlândia’s Federal University, following each of the three poetic relations during the realization of Laboratório Seres (Being Laboratory) to the arrival of Partituras Essenciais (Essential Scores). Hereupon, the Essential Scores of the objects actions, filmed and described in each actor report were analyzed through the board related to Laban´s elements, such as: space, time, weight and fluency. At last, we created movement phrases describing the Essential Scores and identifying its actions, state of spirit and situations. The studies showed that this way of analyzing and registering Theater of Object makes it possible a technical betterment of the artists as well as the development of scenes from the poetic potential.
Keywords: Artes
Objetos de artes
Animação cultural
Laban, Rudolf von - 1879-1958
Teatro
Animação
Objetos
Theater
Animation
Objects
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: MORAES, Ana Carla Machado de. O ser animado: análise da animação de objetos com referência nas ações básicas de esforçoes de Rudolf Laban. 2012. 66 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18068
Issue Date: 25-Jun-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

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