Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18058
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A pesquisa na formação docente e a temática étnico-racial: uma análise dos TCCS do Curso de Pedagogia da FACIP/UFU |
Autor(es): | Nogueira, Rafaela Rodrigues |
Primeiro orientador: | Franco, Aléxia Pádua |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Selva |
Segundo membro da banca: | Soligo, Ângela Fátima |
Resumo: | O objetivo central dessa pesquisa foi investigar a formação docente no ensino superior, no que se refere à temática étnico-racial, em específico, à questão da história e cultura afro-brasileira e africana, bem como sua relação com a inserção das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais no campo das Licenciaturas. Questionamos se o aparato jurídico-normativo que delineia a inserção da educação étnico-racial no ensino superior vem oportunizando uma formação docente que contribua para uma abordagem crítica em torno da temática e a ampliação do foco dos currículos. Para compreender esta problematização, optamos por pesquisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), em especial os que abordam a questão da educação étnico-racial na Educação Básica. Os objetivos da pesquisa foram analisar como a legislação, em especial as Diretrizes, é incorporada ao Currículo e Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, compreender como os professores orientadores dos TCCs trabalham com a temática e avaliam a contribuição dos estudos étnico-raciais para a construção identitária, acadêmica e profissional dos docentes em formação, entender como se dá a articulação entre a educação para as relações étnico-raciais em relação à história e cultura afro-brasileira e da África e a Educação Básica nos Trabalhos de Conclusão de Curso e identificar como os estudantes acreditam que o processo de pesquisa e de elaboração do TCC contribuiu para sua formação, quais as descobertas e dificuldades. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos foram inspirados na história oral temática (MEIHY, 1996; ALBERTI, 2004) por meio do cruzamento das entrevistas realizadas com as discentes autoras e orientadores dos trabalhos e os próprios TCCs. Verificou-se, com a análise do Currículo e PPC, que embora não haja uma inserção concreta das Diretrizes para Educação das Relações Étnico-raciais nos referidos documentos, existem docentes preocupados com a abordagem da temática que implementa a história e cultura afro-brasileira em vários espaços do cenário universitário. Percebemos, por meio das narrativas, que os TCCs colaboraram com a formação pessoal e profissional das discentes, construindo uma consciência crítica sobre o preconceito e a discriminação racial presentes no contexto escolar, nos materiais didáticos, livros de literatura, bem como uma formação docente para lidar com estas questões, construir uma identidade positiva do negro, contribuindo com o desenvolvimento de diálogos e ações que fizeram nossos colaboradores superarem os ressentimentos originados na vivência de situações injustas e opressivas. |
Abstract: | The main objective of this research was to investigate teacher training in higher education, with regard to the ethnic-racial issue, in particular the question of African-Brazilian and African culture and history and its relation to the inclusion of the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-racial Relations in the field of Education Bachelors. We question whether the legal and regulatory apparatus that outlines the inclusion of ethnicracial education in higher education is providing opportunities for teacher training that contributes to a critical approach around the theme and expanding the focus of the curriculum. To understand this questioning, we chose to search Undergraduate Theses, especially those that address the issue of ethnic-racial education in basic education. The research objectives were to analyze how the legislation, in particular the Guidelines, is incorporated into the Curricular Pedagogical Project of the Pedagogy Course, understanding how the thesis‟ supervising professors work on the topic and evaluate the contribution of ethnic and racial studies for the identity, academic and professional construction of teachers in training, to understand how is the articulation of education for ethnic-racial relations regarding AfricanBrazilian and African culture and history and Basic Education in Undergraduate Theses, and identify how students believe that the research process and preparation of their theses contributed to their formation, considering their discoveries and difficulties. The developed methodological procedures were inspired by thematic oral history (MEIHY, 1996; ALBERTI, 2004) through the intersection of interviews with the undergraduate authors and supervising professors of the theses themselves. It was verified, with the analysis of Curriculum and Curricular Pedagogical Projects, that although there is not a concrete insertion of the Guidelines for Education of Ethnic-Racial Relations in those documents, there are teachers concerned about the approach of the theme that implement African-Brazilian culture and history in various areas of the university setting.We realized through the narratives, that the Undergraduate Theses collaborated with the personal and professional training of students, building a critical awareness of prejudice and racial discrimination present in schools, in textbooks, literature books, as well as in teacher training, to deal with these issues, build a positive identity of black people, contributing to the development of dialogues and actions that have made our contributors overcome the resentment originated in the experience of unjust and oppressive situations. |
Palavras-chave: | Educação Professores universitários - Formação Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino Educação multicultural Educação para as relações étnico-raciais Formação docente Currículo Multicultural Ressentimentos TCC Education for ethnic-racial relations Teacher training Multicultural curriculum Resentment Undergraduate theses |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | NOGUEIRA, Rafaela Rodrigues. A pesquisa na formação docente e a temática étnico-racial: uma análise dos TCCS do Curso de Pedagogia da FACIP/UFU. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.390 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.390 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18058 |
Data de defesa: | 4-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PesquisaFormacaoDocente.pdf | Dissertação | 2.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.