Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18037
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O Sexo Feminino: atuação feminina e tensões sociais, uma breve análise sobre as transformações ocorridas entre os séculos XIX e XX no Brasil
Autor(es): Oliveira, Lígia Martinelli Costa e
Primeiro orientador: Silveira, Daniela Magalhães da
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre O Sexo Feminino, semanário publicado e editado inicialmente na cidade de Campanha-MG no século XIX, por Francisca Senhorinha da Mota Diniz. Este periódico foi criado visando estimular a educação e instrução da mulher, porém abarcou outros temas ao longo da sua trajetória. Nesta monografia apresentarei a estrutura do jornal, delineando sua trajetória e os assuntos mais recorrentes ao longo do nosso recorte temporal (1873 a 1876). Minha atenção estará mais voltada para a discussão das seguintes temáticas: educação e instrução da mulher, literatura, casamento e comportamento de uma parcela de mulheres daquela época.
Palavras-chave: Imprensa feminina
O Sexo Feminino
Francisca Senhorinha de Mota Diniz
Educação feminina no Brasil
Instrução feminina no Brasil
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Lígia Martinelli Costa e. O Sexo Feminino: atuação feminina e tensões sociais, uma breve análise sobre as transformações ocorridas entre os séculos XIX e XX no Brasil. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18037
Data de defesa: 2014
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SexoFemininoAtuação.pdfTCC10.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.