Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18017
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Alexandre Bianchi de | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T11:10:44Z | - |
dc.date.available | 2017-02-14T11:10:44Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Alexandre Bianchi de. O ENEM e as questões de História: desafios, perspectivas e possibilidades. (1998-2014). 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18017 | - |
dc.description | Palavras-chave e Resumo criados pelo pesquisador do Projeto "PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017: Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU". | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | 1998-2014 | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | O ENEM e as questões de História: desafios, perspectivas e possibilidades. (1998-2014) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Paulo Sérgio da | - |
dc.contributor.referee1 | Campo, Mônica Brincalepe | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ana Paula da | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando-se a atual formatação do ensino médio brasileiro, prescrita pelas Diretrizes e os Parâmetros Curriculares Nacionais referentes ao ensino de História e as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), focadas nas perspectivas das competências e habilidades gerais e específicas, o presente trabalho visa a analisar as características e as especificidades das questões ligadas à disciplina de História, nos exames aplicados de 1998 a 2014 e discutir como e de que forma as questões aproximam-se ou se distanciam das diretrizes e parâmetros normativos preconizados para o ensino de História. Também se propõe a avaliar em que sentido as questões de História nas provas do ENEM podem servir à reflexão sobre as práticas e os caminhos de seu ensino, no segundo grau. Para alcançar esses objetivos partiu-se da análise de documentos como a LDB e dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 52 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnemQuestõesHistória.pdf | TCC | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.