Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Alexandre Bianchi de-
dc.date.accessioned2017-02-14T11:10:44Z-
dc.date.available2017-02-14T11:10:44Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUZA, Alexandre Bianchi de. O ENEM e as questões de História: desafios, perspectivas e possibilidades. (1998-2014). 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18017-
dc.descriptionPalavras-chave e Resumo criados pelo pesquisador do Projeto "PROGRAD/DIREN/UFU 2016-2017: Historiografia e pesquisa discente: as monografias dos graduandos em História da UFU".pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subject1998-2014pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO ENEM e as questões de História: desafios, perspectivas e possibilidades. (1998-2014)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Paulo Sérgio da-
dc.contributor.referee1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.referee2Silva, Ana Paula da-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoConsiderando-se a atual formatação do ensino médio brasileiro, prescrita pelas Diretrizes e os Parâmetros Curriculares Nacionais referentes ao ensino de História e as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), focadas nas perspectivas das competências e habilidades gerais e específicas, o presente trabalho visa a analisar as características e as especificidades das questões ligadas à disciplina de História, nos exames aplicados de 1998 a 2014 e discutir como e de que forma as questões aproximam-se ou se distanciam das diretrizes e parâmetros normativos preconizados para o ensino de História. Também se propõe a avaliar em que sentido as questões de História nas provas do ENEM podem servir à reflexão sobre as práticas e os caminhos de seu ensino, no segundo grau. Para alcançar esses objetivos partiu-se da análise de documentos como a LDB e dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnemQuestõesHistória.pdfTCC1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.