Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18012
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A Escrava Isaura, literatura abolicionista de Bernardo Guimarães: a importância do direito na sociedade escravista brasileira
metadata.dc.creator: Uehara, Vanessa Silva Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silveira, Daniela Magalhães da
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Ana Flávia Cernic
metadata.dc.contributor.referee2: Spini, Ana Paula
metadata.dc.description.resumo: A escravidão no Brasil ao longo do século XIX foi regulamentada por leis que visavam estabelecer o controle sobre o contingente cativo no país. Os escravos perceberam que essas mesmas leis abririam para eles possibilidades de negociação com seus senhores para melhorarem suas vidas ou até mesmo para conseguirem a liberdade. Assim o contingente cativo passou a acionar a justiça o que acarretou um grande número de processo no judiciário brasileiro. Portanto, o objetivo desta monografia é demonstrar, por meio da leitura do romance A Escrava Isaura, o quão multifacetado era o mundo escravista dos oitocentos no Brasil. E que Bernardo Guimarães em sua narrativa deu vozes a causa abolicionista, colocando no centro de sua trama Isaura, uma escrava aparentemente branca que resiste contra o cativeiro empreendendo fuga. Dessa maneira, o literato abre margem para a discussão a respeito dos problemas do escravismo no Brasil, bem como o Direito legitimava e legalizava a escravidão. Além disso, coloca em voga o problema da miscigenação racial na sociedade senhorial, demonstrando assim que a continuidade do sistema servil tinha que ser urgentemente repensado.
Keywords: Escravidão
Direito
A Escrava Isaura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: UEHARA, Vanessa Silva Moreira. A Escrava Isaura, literatura abolicionista de Bernardo Guimarães: a importância do Direito na sociedade escravista brasileira. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18012
Issue Date: 2015
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EscravaIsauraLiteratura.pdfTCC489.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.