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dc.creatorDantas, Cíntia Christiele Braga-
dc.date.accessioned2017-02-08T15:58:47Z-
dc.date.available2017-02-08T15:58:47Z-
dc.date.issued2016-10-06-
dc.identifier.citationDANTAS, Cíntia Christiele Braga. O cinema místico-revolucionário de Glaber Rocha . 2016. 364 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.135pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17981-
dc.description.abstractGlauber Rocha creates the mise- en-scène of the history of colonization as part of the revolutionary project that aims to question cultural colonization. His work allows the promotion of political autonomy and the end of social inequality. It starts from the principle that in the political sphere Glauber idealized the construction of a revolutionary culture capable of breaking with the old colonial ‘s structures. The main objective of this research is the analysis of the aesthetic constru ction of Glauber Rocha, identifying the revolutionary ideal in its political project, that shows continuities and discontinuities. The ways of desconstruction the form finds in the Mysticism the uniqueness that characterizes the culture of underdevelopment. The fact is that by developing an independent and unique form, Glauber had t o came back to traditional culture to contstructs the mise-en- scène of the Revolution , even if the revolutionary elements of the Western tradition were not expressed in its form. The filmmaker identified in our religious and traditional backgroung the elements to build his mystical-revolutionary cinema. This study examines the association between "Revolution and Mysticism" established in the movies. The corpus of the research is presented by five feature films: Barravento (1962 ), Deus e o diabo na terra do sol ( 1964 ), Terra em Transe (1967), O dragão da maldade contra o santo guerreiro ( 1968) and Cabeças cortadas (1971 ); and two books: Revisão Crítica do Cinema Brasileiro (2003), published in 1963 , and Revolução do Cinema Novo (1981 ). From the latter, we highlight three texts: Estética da Fome (1963), A Revolução é uma Eztétyka (1967) e Eztétyka do Sonho (1971 ). Also with the support of letters and interviews, sources that gather philosophical and historiographical elements, or as we call it “Eztétyka da descolonização”(“Aesthetics of Decolonization). This study deals with the importance of Glauber Rocha‘s project, including its historicity by embracing the contradictions of mapping the discursive connections. The result offers insigths to update cultural colonialism, revealed by a mise- en-scène in wich the mystical experience is generally historicized and potentially revolutionary .pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCinema e históriapt_BR
dc.subjectRocha, Glauber, 1939-1981 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectDescolonização - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectGlauber Rochapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRevoluçãopt_BR
dc.subjectMisticismopt_BR
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.subjectRevolutionpt_BR
dc.subjectMysticismpt_BR
dc.subjectDecolonizationpt_BR
dc.titleO cinema místico-revolucionário de Glaber Rochapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Alcides Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727091E4pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Rosângela Patriota-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784170P4pt_BR
dc.contributor.referee2Brito Júnior, Bajonas Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782156A1pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Rodrigo de Freitas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733305H6pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Julierme Sebastião Morais-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216955J4pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261008Z1pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoGlauber Rocha projeta a mise- en-scène da história da colonização como parte do projeto revolucionário que objetiva a descolonização cultural, como fundamento para a promoção da autonomia política e o fim das desigualdades sociais. Parte- se do princípio de que na esfera política Glauber idealizava a construção de uma cultura revolucionária capaz de romper com as velhas estruturas coloniais. O objetivo central desta investigação é, com base na análise da construção estética de Glauber Rocha, identificar o ideal revolucionário em seu projeto político, no qual se revezam permanências e descontinuidades. O trabalho de construção da forma da ruptura encontra no Misticismo a singularidade que caracteriza a cultura do subdesenvolvimento. O fato é que, na busca pela elaboração de um projeto independente e original, Glauber precisou recorrer à cultura tradicional, para, a partir dela, montar a mise- en-scène da Revolução , ainda que nessa cultura os elementos revolucionários da tradição ocidental não fossem expressos. O cineasta identificou na nossa tradição religiosa a substancialidade cultural necessária pa ra construir seu cinema místico-revolucionário. A questão é pensar a associação entre ― Revolução e Misticismo‖ estabelecida nos filmes. O corpus da pesquisa é representado por cinco longas- metragens, Barravento (1962), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Terra em Transe ( 1967) , O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1968) e Cabeças Cortadas ( 1971); e pelos livros Revisão Crítica do Cinema Brasileiro (2003), publicado em 1963, e Revolução do Cinema Novo , de 1981. Deste último, destacamos três ensaios: Estética da Fome (1963), A Revolução é uma Eztétyka (1967) e Eztétyka do Sonho (1971) . Além de cartas e entrevistas, fontes que reúnem elementos filosóficos e historiográficos, configurados pelo que nomeamos de Eztétyka da Descolonização. Nosso trabalho tem o compromisso de dar notoriedade ao projeto glauberiano, compreendendo sua historicidade, abraçando suas contradições e mapeando a teia discursiva, por meio da ausculta da obra, numa investigação sobre a atualidade do colonialismo cultural, revelado por uma mise- en-scène em que a experiência mística é historicizada e potencialmente revolucionária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration364pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2016.135pt_BR
dc.orcid.putcode81765237-
dc.crossref.doibatchid58434145-d6ec-45ce-b3f5-4a5d7e4364e9-
Appears in Collections:TESE - História

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