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dc.creatorRosa, Ulisses Lima-
dc.date.accessioned2017-02-01T15:32:12Z-
dc.date.available2017-02-01T15:32:12Z-
dc.date.issued2016-03-29-
dc.identifier.citationROSA, Ulisses Lima. Análise de fadiga de sistemas estocásticos submetidos a carregamentos aleatórios multiaxiais. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.279pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17960-
dc.description.abstractThis work is devoted to the proposition of numerical and computational studies of the multiaxial Sines’ criterion for fatigue analyses of structural systems such as rectangular plates, taking into account the parametric uncertainties and subjected to stationary random loads. In this context, the Stochastic Finite Elements Method is used in such a way that the design parameters to be considered as random variables are factored out of the mass and stiffness matrices. In the simulations, the random variables are modeled as homogeneous Gaussian random fields and discretized according to the so-called Karhunen-Loève expansion. Thus, the stochastic mass and stiffness matrices are generated due to the modification of the integration process by the covariance functions. In the sequence, a numerical strategy is implemented in order to estimative the mean of the second invariant of stress tensor in the frequency domain to compute the fatigue criterion based on the use of the Sines’ damage criterion. With the aim of reducing the computational burden evolved in the estimation process of the multiaxial damage criterion, a model reduction technique is implemented for the stochastic system based on the construction of a constant reduction basis formed by the modes of the nominal systems enriched by static residues due to the external forces. The numerical results obtained are presented in terms of the envelopes of frequency response functions, stress responses and fatigue indexes. Through the obtained results it is possible to conclude about the interest in considering the uncertainties on the fatigue analyses of engineering systems for more realistic situations and put in evidence that the methodology is a useful tool for the fatigue analysis of stochastic systems.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMetais - Fadigapt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectModelagem estocásticapt_BR
dc.subjectPropagação de incertezaspt_BR
dc.subjectCritério de fadigapt_BR
dc.subjectResposta em tensãopt_BR
dc.subjectRedução de modelopt_BR
dc.subjectStochastic modelingpt_BR
dc.subjectUncertainties propagationpt_BR
dc.subjectFatigue criterionpt_BR
dc.subjectStress responsept_BR
dc.subjectModel condensationpt_BR
dc.titleAnálise de fadiga de sistemas estocásticos submetidos a carregamentos aleatórios multiaxiaispt_BR
dc.title.alternativeFatigue analysis of stochastic systems subjected to multiaxial random loadspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Antônio Marcos Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766019D6pt_BR
dc.contributor.referee1Steffen Júnior, Valder-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721546Y4pt_BR
dc.contributor.referee2Ritto, Thiago Gamboa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765093A0pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4454569E6pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é dedicado ao estudo teórico e computacional do critério multiaxial de Sines para a análise de fadiga de sistemas estruturais do tipo placas finas na presença de incertezas paramétricas e sujeita a excitações aleatórias do tipo estacionárias e Gaussianas. Neste sentido, utilizando o Método dos Elementos Finitos Estocásticos, os parâmetros físicos e/ou geométricos de interesse fatorados das matrizes de massa e rigidez são considerados como variáveis aleatórias e modelados como campos homogêneos e Gaussianos. Estes campos são então discretizados conforme o método de expansão de Karhunèn-Loève. Portanto, são geradas as matrizes estocásticas de massa e rigidez do problema através da modificação do processo de integração pelas funções de covariância. Uma vez obtidas as matrizes estocásticas do sistema sujeito também a cargas aleatórias, é feita a estimativa da raiz quadrada do segundo invariante do tensor desviatório de tensão a partir das respostas em tensão no domínio da frequência. Com relação ao critério de fadiga a ser empregado neste trabalho, optou-se por utilizar o Critério Multiaxial de Sines para carregamentos aleatórios multiaxiais e não proporcionais. Para tanto, serão empregadas técnicas de redução de modelos bem adaptadas aos sistemas estocásticos com vistas à redução das matrizes globais do sistema de equações do movimento, resultando num ganho de tempo envolvido na estimativa do índice de fadiga. A base de redução constante é formada por modos do sistema nominal que deve ser enriquecida com resíduos estáticos associados aos esforços externos. Os resultados obtidos são apresentados em termos dos envelopes das respostas em tensão, das funções de resposta em frequência e do índice de fadiga. A partir deles é possível verificar a importância da consideração das incertezas na vida em fadiga de sistemas dinâmicos, e a eficiência dos procedimentos de modelagem como ferramenta para a análise de fadiga de sistemas dinâmicos estocásticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration89pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.279pt_BR
dc.orcid.putcode81755843-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
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