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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Desenvolvimento do raciocínio proporcional: uma sequência didática para o sexto ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Miranda, Juliene Azevedo
metadata.dc.contributor.advisor1: Viana, Odaléa Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Amaro, Fernanda de Oliveira Soares Taxa
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Maria Teresa Menezes
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho, realizado no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, visa apresentar uma sequência didática para favorecer o desenvolvimento do raciocínio proporcional tendo como suporte teórico a Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gerard Vergnaud. São objetivos específicos: (a) analisar uma sequência didática, organizada na forma de situações-problema visando favorecer o estabelecimento das relações de covariação e de invariância de grandezas, necessárias para conceituar razão e proporção e (b) analisar o desempenho e as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver situações- problema envolvendo o raciocínio proporcional, ao longo da aplicação da proposta didática. O trabalho tem apoio metodológico na Engenharia Didática e foi desenvolvido junto a aproximadamente 26 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Ituiutaba/MG, no período regular de aulas. A sequência teve seis etapas, na primeira foi aplicada uma avaliação tipo lápis e papel e as etapas seguintes foram constituídas por situações-problema aplicadas com mediação da professora e também por avaliações, sendo que estes instrumentos foram elaborados com base na literatura existente sobre o tema raciocínio proporcional. Os dados foram analisados quantitativamente por meio da estatística descritiva e qualitativamente quando foram organizadas categorias de análise. Na primeira etapa, houve mais dificuldade nos problemas de comparação que nos de valor omisso e as estratégias multiplicativas utilizadas pelos alunos indicaram alguma inferência e predição na compreensão de que as grandezas envolvidas nos problemas variavam em conjunto. Ao longo da aplicação da sequência, verificou-se que os alunos passaram a identificar as grandezas proporcionais envolvidas nas situações e a maioria deles conseguiu justificar as repostas por meio da relação de covariação, valendo-se da simbologia adequada. Considera-se que a opção metodológica de oferecer situações diversificadas antes da apresentação formal desse conteúdo (que acontece a partir do sétimo ano do Ensino Fundamental) contribui para desenvolver o raciocínio proporcional dos alunos. Espera-se que as análises e discussões teóricas realizadas nesse trabalho possam contribuir para a prática do professor de matemática.
Abstract: This work, carried out during the Masters Course for teaching Science and Mathematics, within the postgraduate program in teaching Science and Mathematics at the Pontal College of Integrated Sciences of the Federal University of Uberlândia. It a aims to introduce a didactic sequence to encourage the development of proportional reasoning with the theoretical support the Theory of Conceptual Fields (TCC) by Gerard Vergnaud. The specific objectives are: (a) to analyze a didactic sequence, arranged in the form of problem situations in order to promote the establishment of relations of covariance and invariance of quantities, required to conceptualize reason and proportion and (b) examine the performance and the strategies used by the students to solve problem situations involving proportional reasoning, through the application of didactic proposal. The work has methodological support in Teaching Engineering and was developed together with approximately 26 students of the sixth grade of an elementary school in the city of Ituiutaba, Minas Gerais, during regular class periods. The sequence had six stages, the first was a pencil and paper type evaluation and review the following stages were composed of problem situations applied with mediation of a teacher as well as evaluations, being that these instruments have been drawn up on the basis of the existing literature on the subject of proportional reasoning. Data was analyzed through quantitative and qualitative descriptive statistics when the categories of analysis were set up. In the first step, there was more difficulty with the problems of comparison than those of omissive value and the multiplicative strategies used by the students indicated some inference and prediction on the understanding that the values involved in the problems varied together. Throughout the implementation of the result, it was found that the students have come to identify the proportional quantities involved in situations and most of them managed to justify the answers through the relationship of covariance, using the appropriate symbol. The methodological option of offering diverse situations before the formal presentation of this content (which happens from the seventh grade of primary school) helps to develop proportional reasoning of students. It is expected that the analysis and theoretical discussions undertaken in this work could contribute to the work of a Maths teacher.
Keywords: Ciência - Estudo e ensino
Matemática(Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Raciocínio
Raciocínio proporcional
Campos conceituais
Ensino de matemática
Proportional Reasoning
Conceptual fields
Maths education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Citation: MIRANDA, Juliene Azevedo. Desenvolvimento do raciocínio proporcional: uma sequência didática para o sexto ano do ensino fundamental. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17957
Issue Date: 23-Jun-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

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