Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17938
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Ex_tensões: a criação em vias de forças
metadata.dc.creator: Garcia, Danilo Lorena
metadata.dc.contributor.advisor1: Abreu, Sandro Canavezzi de
metadata.dc.contributor.referee1: Delfino, Ana Helena da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Eluf, Lygia Arcuri
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Claudia Maria França da
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação é um estudo de mestrado para consolidar a licenciatura e o bacharelado em artes visuais. Versa sobre as forças que atingem o artista no ato criador. A metafísica de Spinoza nos esclarece que corpo e espírito comunicam-se entre si, atravessados por uma exterioridade que interfere no regime de afetabilidade do ser; na capacidade do indivíduo afetar e ser afetado. Nosso pensar e nossas ações não são ações isoladas, mas sim, expressões de potências que nos transbordam e ultrapassam. Apesar de sermos nós que sentimos, não somos a única causa do sentir e do experimentar. Portanto, o afeto é ao mesmo tempo, singular e impessoal. Para criar, o artista precisa ser atingido por forças que com suas potencialidades o torne consciente de percepções que se transformam em sensações. São as sensações que dão novos estados ao corpo. O querer realizar vem das pulsões que transmitem os desejos das criações. Logo, o processo criativo em artes significa o atravessamento das forças que tomam o corpo do criador pedindo a materialização e existência física. Ex_Tensão é tudo isso: força, sensações, pulsações, desejos, com a única finalidade da criação. Para tanto, a pesquisa foi realizada como dissertação em primeira pessoa, onde escrevo e coloco em letras forjadas à tinta, meus pensamentos, sentimentos e realizações. Todas as minhas sensações, recorrentes ou não, gravadas em papéis outrora brancos. No modelo qualitativo, por haver referências teóricas de excelentes autores, que abriram o caminho do conhecimento, e que me proporcionaram a compreender o movimento criador. Foram relatadas várias instalações executadas por alguns autores, assim, como as de minha própria autoria. Os experimentos serviram para exemplificar as alteridades que trespassaram meu corpo, nos momentos de criação.
Abstract: This dissertation is a master's study to consolidate the degree and bachelor's degree in visual arts. Is about the forces that affect the artist in the creative act. The Spinoza's metaphysics explains us that body and spirit communicate with each other, crossed by an externality that interferes with afetabilidade regime of being; the individual's ability to affect and be affected. Our thinking and our actions are not isolated actions, but rather expressions of powers that spill over us and beyond. Although we we feel that we are not the only cause of the feeling and experience. So affection is both singular and impersonal. To create, the artist must be achieved by forces with its potential to become aware of perceptions that become sensations. These are the sensations that give new states to the body. The want to perform comes from impulses that convey the wishes of the creations. So the creative process in the arts means the crossing of the forces that make the body of the creator asking materialization and physical existence. Ex_Tension is all about: power, experience, pulsations, desires, for the sole purpose of creation. Therefore, the research was conducted as a dissertation in the first person, where I write and put in forged letters to paint my thoughts, feelings and accomplishments. All my feelings, recurrent or not, written in white papers once. In the qualitative model for having theoretical references of excellent authors, who paved the way of knowledge, and gave me to understand the creative movement. It has been reported several installations performed by some authors, as well as those of my own. The experiments served to exemplify the otherness that pierced my body in moments of creation.
Keywords: Arte
Corpo como suporte da arte
Sentidos e sensações na arte
Criação (literária, artística, etc.)
Corpo e movimento
Pulsões
Sensações
Forças
Obras de arte
Body and movement
Drives
Sensations
Forces
Works of art
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: GARCIA, Danilo Lorena. Ex_tensões: a criação em vias de forças. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17938
Issue Date: 4-Jul-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ExTensoesCriacao.pdfDissertação2.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.