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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17930
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Nietzsche e Wagner: o problema da arte em torno da música |
Autor(es): | Pereira, Natália de Andrade |
Primeiro orientador: | Guido, Humberto Aparecido de Oliveira |
Resumo: | Esta dissertação é o resultado da pesquisa dedicada ao confronto filosófico e estético dos perfis de Richard Wagner e Friedrich Nietzsche, cujo objetivo foi a elucidação da crítica do filósofo ao artista, a execução do trabalho investigativo demandou o manuseio das fontes bibliográficas primárias constituídas pelos principais escritos desses dois expoentes da cultura alemã do século XIX, com maior atenção para o Beethoven e A arte e a revolução de Wagner e O nascimento da tragédia, Wagner em Bayreuth e O caso Wagner. A argumentação se deteve na contextualização do ambiente artístico alemão da época em questão, para tanto foi necessária uma digressão aos fundamentos clássicos da arte extraídos do mundo grego, fonte comum de inspiração para o filósofo e para o artista; outro ponto comum entre ambos foi a filosofia de Schopenhauer, que impulsionou a filosofia de Nietzsche e a música de Wagner. Durante o período de juventude, Nietzsche identificava no pensamento de Wagner os traços do movimento artístico, em tom otimista, que tem na música a possibilidade de renovação cultural. No entanto, ainda na fase de O nascimento da tragédia, Nietzsche já inicia, de forma tímida, a elaboração de sua crítica à forma assumida pela estética wagneriana. As críticas do filósofo encontrariam a sua expressão definitiva em O caso Wagner. O confronto aludido acima ocorre a partir da exposição da composição wagneriana, especialmente os trabalhos operísticos inspirados na mitologia germânica, cujo ápice induziu o autor de O anel dos nibelungos a postular uma nova perspectiva para a revolução cultural alemã com a criação do teatro de Bayreuth. Esse momento da vida de Wagner foi interpretado por Nietzsche como o desfecho frustrante da música alemã que sucumbia à finalidade que lhe era imposta do modo espúrio. A partir desse impasse, cabe refletir sobre o papel da música no contexto social alemão, o que permite derivar do confronto Nietzsche e Wagner a demarcação dos motivos para a filosofia da arte contemporânea, vale dizer, identificar na filosofia de Nietzsche a defesa contundente da autonomia da arte em um período que dava lugar à profanação da cultura com a sua redução ao mero entretenimento. A reconstituição do ambiente cultural alemão reforça a crítica nietzschiana a respeito da incompatibilidade da arte com os fenômenos de massificação da cultura que ao invés de promovê-la, produz efetivamente a sua redução ao espetáculo alienante, tal como Nietzsche dizia ter percebido em Bayreuth. |
Abstract: | Cettethèse est le résultat de La récherchedédié à La confrontationphilosophique et esthétique dês profilsde Richard Wagner et Friedrich Nietzsche, dontl'objectiffutl'élucidation de la critique de lephilosopheauartiste, l'exécution de travail d'enquêtea exigelamanipulationdês sourcesbibliographiquesprimairesconstituée par principauxécrits de ceuxdeuxexposants de la cultureallemande du siècle XIX, avec une plus grande attention à Beethoven et l‘art et révolutionde Wagner et la Naissance de latragédie, Wagner em Bayreuth et LeCasWagner.L'argumentations estarrêté em La contextualisation Du environnementartistiqueallemand de l'époque em question, à cettefin, Il était nécessaire une digressionaux príncipes fondamentauxclassique de l'arttiréedu monde grec, sourcecommune d'inspirationpour Le philosophe et pour le artist; autre point commun entre lês deuxfut la philosophiedeSchopenhauer que propulsa la philosophie de Nietzsche et la music de Wagner. Pendent le période de jeunesse, Nietzsche identifiaitdansla pensée de Wagner lês traits du mouvementartistique, em tonoptimiste, que il y a em la musique la possibilite de renouveauculturel. Cependant, encore auétapede La Naissance de la tragédie, Nietzsche dejádebute, de manièretimide, La élaboration de sa critique, comment la prisen chargepar l'esthétique wagneriana. Les critiques du philosopheaura trouvésaexpression definitive dans LeCas Wagner. La confrontationdon‘t nousfaisonsallusionau-dessusse produitlors de l'exposition de la composition wagneriana, enparticulierlesoeuvres d'opérasinspiré par lamythologiegermanique dont leregardinduitel'auteur de L'Anneaudu Nibelung a postulerune nouvelle perspectivepourla revolution culturelleallemandeavecla creation duthéâtre deBayreuth. Cemoment de La vie de Wagner est alléinterprété par Nietzsche comment Le résultatfrustrant de la musique allemande que succombaità La finqui a étéimposée de modefallacieux. De cette impasse, convient de réfléchirsur le rôle de la musiquedansle contexte social allemand, le quipermet de dériver de la confrontation entre Nietzsche et Wagnersur la délimitation dês motifspour la philosophiede l'artcontemporain, c'est à dire, identifier en philosophie de Nietzsche la défensecinglant de l'autonomie de l'artdans une périodequidonnaitlieu à profanation de la cultureavecsa réductionpourle simpledivertissement. La reconstitution de l'environnementculturelallemandrenforcela critiquenietzschianasur La incompatibilitéde l'artavec lês phénomènes de massification de l aculture aulieu de lui promouvoir, produiteffectivement as réductionauspectaclealiénant, commentNietzschedisaittrouver en Bayreuth. |
Palavras-chave: | Filosofia Arte e música Nietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900 - Crítica e interpretação Wagner, Richard, 1813-1883 - Crítica e interpretação Nietzsche Música Wagner Cultura e Revolução Musique Culture Révolution |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Filosofia |
Referência: | PEREIRA, Natália de Andrade. Nietzsche e Wagner: o problema da arte em torno da música. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.223 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.223 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17930 |
Data de defesa: | 30-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Filosofia |
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