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dc.creatorPacheco, Raysa Barbosa Corrêa Lima-
dc.date.accessioned2017-01-12T16:38:52Z-
dc.date.available2017-01-12T16:38:52Z-
dc.date.issued2016-07-12-
dc.identifier.citationPACHECO, Raysa Barbosa Corrêa Lima. A presença do animal na produção contística e cinematográfica de Gabriel García Márquez (saberes animais e bestiários). 2016. 183 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.399pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17897-
dc.description.abstractEn el contexto de las investigaciones sobre la obra del colombiano Gabriel García Márquez, la presencia del animal es poco valorada, aunque sea perceptible su importancia en el desarrollo de diversas narrativas del escritor. Por ello, a partir de la apropiación de la perspectiva indiciaria de Carlo Ginzburg y de la deconstrucción de Jacques Derrida como referencias teórico-metodológicas, esta disertación tiene por objetivo analizar la presencia del animal en tres textos literarios de Márquez: los cuentos “Eva está dentro de su gato” (1947) y “Un señor muy viejo con unas alas enormes” (1968), y el proyecto cinematográfico La tigra (1978). Para ello, se procuró analizar los animales y seres híbridos que componen la fauna marqueziana, cuya carga simbólica está señalada por el imaginario occidental y por los bestiarios medievales y contemporáneos, juntamente a los fenómenos del hibridismo, del antropomorfismo y de la metamorfosis, presentes en las narrativas. Por consiguiente, se hace posible reflexionar sobre las relaciones mantenidas entre los personajes de los textos literarios y los animales y sobre los límites y fronteras establecidos. Para realizar esta investigación, se han utilizado las contribuciones de filósofos y teóricos que se dedicaron al estudio de la cuestión de la animalidad, como Jacques Derrida, J.M. Coetzee, Maria Esther Maciel, Gilles Deleuze y Félix Guattari, entre otros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratura colombiana - História e críticapt_BR
dc.subjectAnimais na literaturapt_BR
dc.subjectGarcía Márquez, Gabriel, 1928- -Crítica e interpretação -pt_BR
dc.subjectGabriel García Márquezpt_BR
dc.subjectAnimalidadept_BR
dc.subjectBestiáriospt_BR
dc.subjectLiteratura latinoamericanapt_BR
dc.subjectAnimalidadpt_BR
dc.titleA presença do animal na produção contística e cinematográfica de Gabriel García Márquez (saberes animais e bestiários)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Moreira, Maria Elisa Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792607Y6pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Ivonete Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721180H1pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Deolinda de Jesus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771554U9pt_BR
dc.contributor.referee2Vianna, Cintia Camargo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760317T3pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298388Z0pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNo contexto das pesquisas sobre a obra do colombiano Gabriel García Márquez, a presença do animal é pouco valorizada, ainda que seja perceptível sua importância no desenvolvimento de diversas narrativas do escritor. Por isso, a partir da apropriação da perspectiva indiciária de Carlo Ginzburg e da desconstrução de Jacques Derrida como referenciais teóricometodológicos, esta dissertação tem como objetivo analisar a presença do animal em três textos literários de Márquez: os contos “Eva está dentro de su gato” (1947) e “Un señor muy viejo con unas alas enormes” (1968) e o projeto cinematográfico La tigra (1978). Para tanto, buscou-se analisar os animais e seres híbridos que compõem a fauna marqueziana, cuja carga simbólica é indiciada pelo imaginário ocidental e pelos bestiários medievais e contemporâneos, juntamente aos fenômenos do hibridismo, do antropomorfismo e da metamorfose, presentes nas narrativas. Assim, torna-se possível refletir acerca das relações mantidas entre os personagens dos textos literários e os animais e sobre os limites e fronteiras estabelecidos. Para realizar esta pesquisa, foram utilizadas as contribuições de filósofos e teóricos que se debruçaram sobre a questão da animalidade, como Jacques Derrida, J.M. Coetzee, Maria Esther Maciel, Gilles Deleuze e Félix Guattari, entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspt_BR
dc.sizeorduration183pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.399pt_BR
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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