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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Análise discriminante aplicada na aprovação de pedidos realizados com cartão de crédito em um e-commerce
metadata.dc.creator: Quinarelli, Polyane Crhistie Nunes
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Lúcio Borges de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, José Waldemar da
metadata.dc.contributor.referee2: Faria, Priscila Neves
metadata.dc.description.resumo: O comércio eletrônico cresce rapidamente no Brasil e acompanhando esse desenvolvimento, existe o aumento do número de práticas fraudulentas utilizando cartão de crédito como forma de pagamento para realização de compras online. Este estudo teve por objetivo a construção de uma função discriminante capaz de classificar os pedidos desta modalidade de pagamento e assim poder contribuir com a loja na redução de custos com fraude e aumento na confiança dos clientes. A metodologia aplicada foi a Análise Discriminante que é uma técnica da Análise Multivariada, onde se classifica elementos de uma amostra ou população em grupos diferentes, nesse estudo, em dois grupos distintos, baixo risco onde se aprova o pedido ou alto risco, onde a compra é cancelada. Os dados foram disponibilizados por um e-commerce brasileiro, que cedeu uma amostra de 80 mil pedidos da empresa no ano de 2015. A função discriminante obtida nesse estudo, apresentou bons resultados apenas para classificar pedidos não contestados no grupo de baixo risco, não sendo eficaz na classificação de pedidos suspeitos no grupo de alto risco.
Abstract: The Brazilian e-commerce is growing fast and following this progress there is an increasing number of fraudulent practices that uses credit cards as form of payment to process online shopping. The aim of this study was to build a discriminative function that could be able to classify the order of payment method and so contribute with storeowners with cost reduction, fraud and the increase of customer confidence. The methodology applied was a Discriminant Analysis that is a technic that uses a Multivariate Analysis, where elements are classified from a sample or population in different groups. In this study, two distinct groups were used, that is, a low risk where we approve the order made by the customer and the high-risk, where the purchase is canceled. The data was supplied by a Brazilian e-commerce that gave a sample of 80 thousand company orders made in 2015. The discriminant function obtained in this study showed good results just to sort orders uncontested in the low risk group, not being effective in suspicious requests for classification in the high risk group.
Keywords: Análise multivariada
Análise discriminante
Fraude
Comércio eletrônico
Análise de crédito
Multivariate analysis
Discriminant analysis
Fraud
E-commerce
Credit Analysis
Estatística
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Citation: QUINARELLI, Polyane Crhistie Nunes. Análise discriminante aplicada na aprovação de pedidos realizados com cartão de crédito em um e-commerce. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17885
Issue Date: 2016
Appears in Collections:TCC - Estatística

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