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dc.creatorBasso, Marcia Terazzi-
dc.date.accessioned2016-12-15T13:11:27Z-
dc.date.available2016-12-15T13:11:27Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.citationBASSO, Marcia Terazzi. Análise fatorial e uma aplicação em perfil de compras de pequenos varejistas. 2016. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17883-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise multivariadapt_BR
dc.subjectAnálise - Componentes principaispt_BR
dc.subjectAnálise fatorialpt_BR
dc.subjectPerfil de compra de varejistaspt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.titleAnálise fatorial e uma aplicação em perfil de compras de pequenos varejistaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Patrícia Viana da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2180784975243219pt_BR
dc.contributor.referee1Vargas, Tiago Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1884655261136497pt_BR
dc.contributor.referee2Lambert, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1503121780513388pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste na aplicação da técnica de Análise Fatorial, com a finalidade de redução da dimensionalidade dos dados. Os dados utilizados para a aplicação da técnica descrevem o comportamento de compra de varejistas. Os dados consistem em doze variáveis qualitativas utilizadas no estudo. Com o cálculo da matriz correlação, as medidas de adequação global de KMO e MSA confirmam a adequação dos dados que permite prosseguir com a análise. Três métodos foram utilizados para a extração de fatores: o critérios de Kaiser, a porcentagem da variância explicada e o Scree-plot. Depois do cálculo dos quatro fatores, a rotação Varimax foi utilizada para melhorar na interpretação das cargas fatoriais. Concluindo que o primeiro fator demonstra as características e valores do pedido do varejista, o segundo fator com a capacidade e volume de compra, o terceiro fator representa a quantidade e o valor das devoluções e o quarto fator relacionado com a fidelidade do cliente. O modelo apresentou um bom ajuste aos dados segundo a avaliação das comunalidades e conseguiu explicar 85,54% da variância total.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEstatísticapt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Estatística

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