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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A importância da realização das atividades não presenciais sobre a aprovação dos discentes nas disciplinas do curso de licenciatura em matemática à distância
Autor(es): Oliveira, Michelle da Silva
Primeiro orientador: Pinto, Rogério de Melo Costa
Primeiro membro da banca: Guimarães, Ednaldo Carvalho
Segundo membro da banca: Tavares, Marcelo
Resumo: A educação a distância é uma metodologia de ensino que vem ganhando força nos últimos anos. O desenvolvimento de novas tecnologias facilita a comunicação e diminui a distância entre alunos e professores. Diversas instituições de ensino tem investido nessa técnica de aprendizado por sua facilidade em relação a tempo e espaço. Mas, como toda modalidade de ensino, a EAD também encontra diversas dificuldades para mensurar o aprendizado do aluno. Atividades alternativas desenvolvidas em casa, com apoio computacional, dos tutores e dos colegas de curso pode estimular o aprendizado. A partir disso, foi desenvolvido esse trabalho utilizando dados dos alunos do curso de Matemática EAD da UFU que desenvolveram esse tipo de atividade. O objetivo desse trabalho é mensurar quanto as atividades alternativas contribuem para a aprovação do aluno no curso. Para isso, foram utilizadas técnicas de regressão logística para criar um modelo que classifica os alunos como aprovado ou reprovado a partir do número de atividades realizadas e analisar a razão de chances dos alunos que fazem as atividades com relação aos que não fazem. Em todas as disciplinas estudadas, quanto mais atividades o aluno realizava, mais chances ele tinha de ser aprovado, mostrando a importância da realização dessas atividades não presenciais.
Abstract: The non-presencial education is a teaching methodology that is increasing in the last years. The development of new technologies makes the communication easier and the distance between student and teacher smaller. Various institutions of teaching has invested in this learning technique because of its facility in respect of time and space. But, as all type of education, the non-presencial education has some issues in measuring student's learning. Alternative activities developed at home, with computacional supporting, and tutors and classmates helping can stimulate the learning. This monograph was written based on these facts and the data collected of the students of Non-presencial Mathematic programme of UFU that developed these activities. The aim of this monograph is measure how much alternative activities contribute for student's approval in the programme. For such thing, techniques of logistic regression were used to create a model that classifies students as approved or reproved based on the number of activities done by them and analyse the odds ratio of students who do the activities for that who don't do. In all modules analysed, the chances of success of a student increases as he has done more activities. This shows the importance of realization of these non-presencial activities.
Palavras-chave: Estatística
Matemática - Educação a distância
Atividades não presenciais
Regressão logística
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Michelle da Silva. A importância da realização das atividades não presenciais sobre a aprovação dos discentes nas disciplinas do curso de licenciatura em matemática à distância. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17858
Data de defesa: 2015
Aparece nas coleções:TCC - Estatística

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