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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Performance e fluxos geradores de criatividade: um olhar arteterapêutico por meio de proposição de ações no contexto escolar
Autor: Viso, Cristina Garcia Palhares
Primer orientador: Wuo, Ana Elvira
Primer miembro de la banca: Pieri, Maria Guilhermina Coelho de
Segundo miembro de la banca: Leite, Vilma Campos dos Santos
Resumen: Ressaltar os processos criativos nas aulas de arte como acontecimentos importantes para a transformação e construção de pensamentos e emoções dos alunos, observando o papel e a formação do professor de arte e sua inserção nesse processo, são objetivos desta pesquisa. Para alcançar os objetivos mencionados, observamos na formação do professor de arte bases importantes a partir das quais surgiram metodologias e dinâmicas de aula que intervieram na realidade de cada escola usada como ambiente deste estudo que, por sua vez, utilizou-se do corpo em ação (performativa) como uma das premissas para a observação do que denominamos “fluxo criativo”. Nesse sentido, buscaram-se experiências de processos criativos usando a pesquisa-ação com alunos do ensino regular, níveis fundamental e médio, da educação pública (prefeitura e estado). Adotando como procedimento técnico a observação participante, apresentaram-se ainda concepções sobre corpo, arte e experiência que permitiram perceber o corpo enquanto instrumento da “experiência em arte” e conectá-las aos sentidos da percepção como forma de lidar com sensações estéticas. Ao trabalhar com alunos em níveis diferentes de aprendizagem na sala de aula, abordaram-se as inteligências e como alcançá-las através da percepção. Por meio de experimentos práticos com o ensino na área de arte, pretendeu-se valorizar aulas que respeitassem as inteligências dos alunos buscando alcançá-los através de um trabalho que proporcionasse o autoconhecimento como produto em confluência com a área da arteterapia. Para tanto, experiências foram propostas com a inteligência emocional, promovendo respeito às diferenças, ressaltando a proposta do professor como interlocutor do processo criativo em arte em que “fluxos criativos” afetaram os sujeitos envolvidos a ponto de transformá-los através da apreciação e fruição na prática performativa.
Abstract: Hacer hincapié en los procesos creativos en las clases de arte como eventos importantes para la transformación y la construcción de los pensamientos y emociones de los estudiantes, señalando la función y la formación de los profesores de arte y su lugar en el proceso, son objetivos de esta investigación. Para lograr estos objetivos, se observa la formación del profesor de arte principales bases de la que surgió metodologías y dinámica de clases que tomaron parte en la realidad de cada escuela se utiliza como medio de este estudio que, a su vez, se utiliza el cuerpo en acción (performativa) como una de las premisas para la observación de lo que llamamos "flujo creativo". En este sentido, trataron de procesos creativos experimentos utilizando la investigación-acción con los estudiantes regulares, nivel de primaria y secundaria, la educación pública (ciudad y estado). La adopción de la observación participante como procedimiento técnico, todavía tenía ideas sobre el arte corporal y la experiencia que les permite percibir el cuerpo como un instrumento de la "experiencia en el arte" y conectarlos a los sentidos de percepción como una forma de hacer frente a las sensaciones estéticas. Cuando se trabaja con los estudiantes en los diferentes niveles de aprendizaje en el aula, dirigida a las inteligencias y cómo llegar a ellos a través de la percepción. A través de experimentos prácticos con la enseñanza en el área de arte, tenía la intención de realzar las lecciones de respetar la inteligencia de los estudiantes que buscan llegar a ellos a través de un trabajo que proporcionaría auto-conocimiento como confluencia producto con el campo de la terapia del arte. Por lo tanto, se propusieron experimentos con la inteligencia emocional, la promoción del respeto a las diferencias, tomando nota de la propuesta del maestro como un socio del proceso creativo en el arte que "flujo creativo" afectó a los involucrados como para transformarlos través de la apreciación y el disfrute en la práctica performativa.
Palabras clave: Artes
Educação
Criação (Literária, artística, etc.)
Experiência
Processo de criação
Performance
Educación
Proceso de creación
Performance
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: VISO, Cristina Garcia Palhares. Performance e fluxos geradores de criatividade: um olhar arteterapêutico por meio de proposição de ações no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.458
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.458
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17840
Fecha de defensa: 16-ago-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

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