Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17775
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGondim, Magnólia da Silva-
dc.date.accessioned2016-09-26T14:08:57Z-
dc.date.available2016-09-26T14:08:57Z-
dc.date.issued2016-03-09-
dc.identifier.citationGONDIM, Magnólia da Silva. Ensino de ciências: sequência didática multissensorial sobre solos. 2016. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.226pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17775-
dc.description.abstractThe scope of this research is the Soil theme, in Science teaching, approached by a Multi-sensory Didactic Sequence, which involves all of the five human senses. The research was elaborated by the researcher and developed with thirty students from the sixth grade in elementary school from a public city school in the city of Ituiutaba/MG, during the first semester of 2014. The Didactic Sequence has six moments, which are: 1. Previous ideas activity; 2. A debate of the previous ideas; 3. Theoretical class; 4. Picture cropping activity; 5. Multi-sensory practical activity I; and 6. Multi-sensory practical activity II. Throughout this paper, the six moments mentioned above are presented and discussed, and also their processes of elaboration, application and evaluation. The theoretical principles were based on authors that work with the Soil theme, and also authors who deal with multi-sensory activities. Besides, all of them were resorted to the presentation and discussion of data. The methodology of this research was qualitative, and its main objective was elaborating and disclosing a Multi-sensory Didactic Sequence. The execution of the present research is justified because of the few existing alternatives to a multi-sensory approach that is accessible to elementary school students. The didactic sequence has the objective to teach the characteristics of the soil, its formation and composition, its relation to the water, and it also reaches themes like the direct and indirect consequences of human actions on the soil. One advantage of using the sequence presented on this paper is that one can use the any of the moments separately, this way, it is possible to meet the needs of each class doing low financial cost activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiências (Ensino Fundamental) - Estudo e ensino - Ituiutaba (MG)pt_BR
dc.subjectSolospt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectMultissensorialpt_BR
dc.subjectScience teachingpt_BR
dc.subjectSoilspt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectMulti-sensory.pt_BR
dc.titleEnsino de ciências: sequência didática multissensorial sobre solospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Sposito, Neusa Elisa Carignato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778911P5pt_BR
dc.contributor.referee1Ustra, Sandro Rogério Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708918T8pt_BR
dc.contributor.referee2Ulisses Manuel de Miranda Azeiteiro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4444325U5pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão Final de Curso, no formato de dissertação, refere-se a uma pesquisa em Ensino de Ciências que tem como tema o solo, abordado por meio de uma Sequência Didática Multissensorial (SDM), que envolve os cinco sentidos humanos e foi elaborada pela pesquisadora e desenvolvida junto aos trinta alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Ituiutaba/MG, no primeiro semestre de 2014. A SDM possui seis Momentos: 1. Atividade de conhecimento cotidiano; 2. Atividade de debate do conhecimento cotidiano; 3. Aula teórica; 4. Atividade de recortes; 5. Atividade multissensorial I; 6. Atividade multissensorial II). Os mesmos são apresentados e discutidos, constando em cada um deles os processos de elaboração, aplicação e avaliação. A fundamentação teórica foi baseada em autores que tratam da temática solo e, também, em autores que tratam da didática multissensorial, sendo todos eles utilizados para a discussão e apresentação dos dados. A metodologia utilizada é a qualitativa, na modalidade de estudo de caso. O objetivo desta pesquisa é verificar a viabilidade da SDM para alunos com e sem deficiência, e através dos resultados, readequá-la, com o intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Sua realização justifica-se devido às poucas alternativas existentes para uma abordagem multissensorial, acessível aos alunos do Ensino Fundamental. A SDM promove o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de formação, composição e características do solo e, no mais, abrange temas como as consequências diretas (agricultura e pecuária) e indiretas (consumismo), entre outros. Também, oportuniza a utilização dos Momentos em separado, podendo atender às necessidades de diferentes turmas. As atividades são de baixo custo financeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration75pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.226pt_BR
dc.orcid.putcode81767577-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoCienciasSequencia.pdfDissertação1.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.