Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17774
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Trajetória da construção de um projeto interdisciplinar na escola: em foco a educação ambiental
Autor(es): Souza, Paulo Vitor Teodoro de
Primeiro orientador: Silveira, Hélder Eterno da
Primeiro coorientador: Longhini, Iara Maria Mora
Primeiro membro da banca: Marques, Deividi Márcio
Segundo membro da banca: Gauche, Ricardo
Resumo: O presente trabalho versa sobre a trajetória da construção de um projeto didático-pedagógico interdisciplinar na vertente da Educação Ambiental. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi feito um levantamento bibliográfico sobre intervenção pedagógica interdisciplinar e os trabalhos com o foco na Educação Ambiental, o que possibilitou refletir sobre a forma simplista de compreensão deste assunto, talvez pela ausência de discussões na formação inicial de professores. Para a elaboração do projeto didático-pedagógico, foram convidados oito professores que atuam no 9.º Ano do ensino fundamental de uma escola privada de educação básica da cidade de Uberlândia/MG. Dos oito professores, quatro devolveram o questionário respondido e, desses, apenas dois continuam exercendo a docência na instituição. Esses resultados motivaram o pesquisador a inserir na pesquisa, não apenas a construção do projeto de intervenção pedagógica, mas, também investigar o motivo de ocorrência de tal situação na escola privada. Dentre os motivos, foi notado que os professores da rede privada atuam em três ou mais instituições diferentes e isso pode implicar pouco envolvimento do docente com a escola, sendo que muitos trabalham na instituição apenas um período e em um único dia da semana. Foram realizadas três reuniões com os participantes e, a partir dessas, foi elaborado, como produto deste trabalho de mestrado profissional, um projeto didáticopedagógico para a instituição. Para que esse projeto possa ser aplicado em outras instituições de ensino, o pesquisador elaborou a ampliação do projeto, adaptando a proposta em outros contextos, já que uma nascente e um lago em uma instituição de ensino é um contexto específico de uma escola privada na cidade de Uberlândia.
Abstract: In this study we discuss the trajectory of constructing an interdisciplinary didacticpedagogical project in the dimension of Environmental Education. For development of the study, a bibliographical survey was carried out in regard to interdisciplinary pedagogical intervention and studies with a focus on Environmental Education. This allowed reflection on the simplistic manner of understanding this subject, perhaps by the absence of discussions in initial education of teachers. Eight teachers working in the 9th grade in a private school of primary education in Uberlandia, MG, Brazil were invited to prepare a didactic-pedagogical project. Of the eight teachers, four returned the questionnaire filled out and, of these, only two continue as teachers in the institution. These results led the researcher to include in the research not only preparation of the pedagogical intervention project, but also investigate the cause for the occurrence of this situation in the private school. Among the reasons, it was noted that teachers of the private school network are active in three or more different institutions and this may result in little teacher involvement with the school, as many work only one period in the institution and in a single day of the week. Three meetings were held with the participants and, based on the meetings, a didactic-pedagogical project for the institution was prepared as a product of this professional master’s study. So that this project may be applied in other educational institutions, the researcher prepared an expansion of the project, adapting the proposal to other contexts, since the context of a spring and lake in an educational institution is a specific context of a private school in the city of Uberlandia.
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Matemática
Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Projeto didático-pedagógico
Interdisciplinaridade
Didactic-pedagogic project
Environmental education
Interdisciplinarity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: SOUZA, Paulo Vitor Teodoro de. Trajetória da construção de um projeto interdisciplinar na escola: em foco a educação ambiental. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.527
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.527
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17774
Data de defesa: 1-Dez-2014
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TrajetoriaConstrucaoProjeto.pdfDissertação684.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.