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dc.creatorZanutim, Lorraine-
dc.date.accessioned2016-09-26T13:25:51Z-
dc.date.available2016-09-26T13:25:51Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationZANUTIM, Lorraine. As doses da literatura pós-colonial moçambicana: um olhar sobre a linguagem, a representação e o trágico em Venenos de Deus, Remédios do diabo, de Mia Couto. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.183pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17771-
dc.description.abstractThis study which its focus is the Veneno de Deus, Remédios do diabo’s literary narrative approach of the Mozambican author Mia Couto intends to demonstrate the way the author works with the articulation between the Mozambican post-colonial period and its consequences to the colonized people such as the search for their indentities. The novel establishes itself like an adequate model to represent the human dramas by allowing every type of language and hybridisms. Thus, by the race’s drama of the Mozambican people, the author looks for ways to connect the past and the present, fusing them in a possible integrated future. It can be observed in Mia Couto’s productions a language work referring to the oral narratives by the creation and transcription of the proverbs and maxims, besides a watchful look into the characters’ memories, crucial element to the post-colonial resumption and to the understanding of a indentitary project search. It can also be invetigated the tragic elements in the book which are consequences of an articulated plot between the characters. Therefore, the theoretical basis will be accomplished from Ernst Cassirer, Ana Malfalda Leite, Walter Benjamin, Ángel Rama, Stuart Hall, Fernando Ortíz and others’ theories.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratura moçambicana - História e críticapt_BR
dc.subjectCouto, Mia, 1955- - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura e históriapt_BR
dc.subjectPós-colonialpt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMia Coutopt_BR
dc.subjectPost-colonialpt_BR
dc.subjectMozambiquept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.titleAs doses da literatura pós-colonial moçambicana: um olhar sobre a linguagem, a representação e o trágico em Venenos de Deus, Remédios do diabo, de Mia Coutopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Betina Ribeiro Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763649D6pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Carlos Francisco de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782243E4pt_BR
dc.contributor.referee2Carmo, Maria Suzana Moreira do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735827T8pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279334J4pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNo presente estudo, que tem como foco de abordagem a narrativa literária Venenos de Deus, Remédios do diabo, do autor moçambicano Mia Couto, pretende-se demonstrar a forma como o autor opera a articulação entre o período pós-colonial moçambicano e as consequências desse período para os povos colonizados, como a busca de suas identidades. O romance institui-se como um adequado modelo para se representar os dramas humanos, por permitir todo o tipo de linguagem e de hibridismos. Dessa forma, através do drama da estirpe do povo moçambicano, o autor busca caminhos para unir passado e presente, fundindo-os em um futuro possivelmente integrador. Observa-se em Mia Couto um trabalho com a linguagem referente às narrativas orais, com a criação e transcriação de provérbios e máximas, além de um olhar atento às memórias das personagens, elemento crucial para a retomada do período colonial e para o entendimento da busca por um projeto identitário. Investiga-se, além disso, os elementos trágicos na obra, consequências de uma trama articulada entre as personagens. Para tanto, o embasamento teórico será realizado a partir das teorias de Ernst Cassirer, Ana Malfalda Leite, Walter Benjamin, Ángel Rama, Stuart Hall, Fernando Ortíz e outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspt_BR
dc.sizeorduration102pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.183pt_BR
dc.orcid.putcode81765759-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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