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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Caminhos da professoralidade no Curso de Dança da UFU: impasses e desafios na construção da identidade profissional
Autor: Nunes, Dalma Persia Nelly Alves
Primer orientador: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Primer miembro de la banca: Figueiredo, Valéria Maria Chaves de
Segundo miembro de la banca: Melo, Geovana Ferreira
Resumen: Intenciono apresentar a docência no ensino superior no contexto do curso de Dança e os impasses e desafios na construção da identidade profissional do professor. Dessa maneira, tive como questionamento principal: como ocorre a trajetória da docência dos professores ingressantes no curso de dança da Universidade Federal de Uberlândia? E ainda; como se desenvolve a identidade docente no processo de socialização profissional desses novos professores? Quais saberes são (re)elaborados e mobilizados pelos professores ao assumirem a docência universitária? Para responder a tais questionamentos, tenho como objetivos: analisar a trajetória da docência dos professores ingressantes no curso de dança da Universidade Federal de Uberlândia; investigar como se desenvolve a identidade docente no processo de socialização profissional desses professores; e identificar quais saberes são (re)elaborados e mobilizados por eles ao assumirem a docência universitária. A pesquisa compreende uma análise qualitativa de dados, a partir de estudos já realizados sobre o tema, tendo como ponto de partida o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica, alem da realização de questionário de identificação e entrevista reflexiva junto aos professores recém- concursados do curso de dança da Universidade Federal de Uberlândia. A construção da professoralidade está relacionada às condições objetivas e subjetivas que envolvem o trabalho do professor e a maneira como este a percebe em constante movimento. Ao analisar esses aspectos identificamos a não existência de um ator individual, mas de vários atores multifacetados, constituídos por várias experiências formativas e em diferentes tempos de vida. Nesta medida, compreendo a importância de incentivos pessoais e institucionais à elaboração de estudos que deflagrem ou problematizem as questões próprias desta área, colaborando no sentido de ampliar o debate sobre a formação dos profissionais da educação superior e do curso de Dança em âmbito nacional.
Abstract: Teacher identity is a subject of study and discussion in the academic world whichhas become an object of attention of researchaddressing teaching and teacher formation. Life history, initial and continuing formation, the meaning of teaching to the teacher, and also pedagogical practice are all contributing factors to teachers’ professional identity. The present study is a proposal developed in the research field of Educational Knowledge and Practice, and its main focus lies in university teaching. Higher education teaching in the context of a dance course, and the issues and challenges of constructing teachers’ professional identity are presented. Thus, my main questions were: what is the teaching path followed by newly hired dance teachers in the Federal University of Uberlândia? How is teaching identity developed in these new teachers’ professional socialization process? What kind of educational knowledge is (re)produced and mobilized by teachers when they join university teaching? In order to answer these questions, my objectives are: to analyze the teaching path of the newly hired dance teachers of the Federal University of Uberlândia; to investigate how their teaching identity is built within their professional socialization process; and identify the kinds of educational knowledge they (re)produce and mobilize as soon as they become university teachers. The present research comprises a qualitative data analysis from previous studies on the subject, having as starting point relevant bibliographic research, followed by an identification questionnaire and an interview conducted with the newly hired dance teachers. The construction of teaching identity is related to objective and subjective conditions involving a teaching job and how the teacher perceives this identity as constantly evolving. Hence I understand the importance of personal and institutional incentives to prepare studies which raise or problematize issues specific to this area, contributing to extend the debate over higher education professionals’ formation, in particular that of dance course teachers on national scope.
Palabras clave: Educação
Professores universitários - Formação
Professores de dança - Formação
Docência universitária
Socialização profissional
Identidade profissional
Saberes docentes
University teaching
Professional socialization
Professional identity
Teaching knowledge
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: NUNES, Dalma Persia Nelly Alves. Caminhos da professoralidade no Curso de Dança da UFU: impasses e desafios na construção da identidade profissional. 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.310
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.310
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17694
Fecha de defensa: 14-abr-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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