Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17623
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Marcio Rubens Sousa-
dc.date.accessioned2016-08-16T13:12:11Z-
dc.date.available2016-08-16T13:12:11Z-
dc.date.issued2014-08-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcio Rubens Sousa. Serious Game no tratamento de obesidade infantil: uma proposta de interação natural com monitoramento remoto. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.429pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17623-
dc.description.abstractThe number of overweight people has increased in the last few years. Factors such as attention to diet and changes in lifestyle are crucial in the prevention and control of obesity and diseases related to it. Experts believe that such actions are most effective when initiated during childhood, and that children raised in an environment that encourages physical activity ultimately become healthier adults. However, to arouse and maintain interest in such activities represent a major challenge, which are initially perceived as repetitive and boring, and, thus, soon abandoned. Computer games, traditionally seen as stimulants to a sedentary lifestyle are changing this perception using non-conventional controls that require constant movement of the player. Applications that combine the playfulness of such games to physical activity through devices, like Microsoft Kinect, might become interesting tools in this scenario, by using the familiarity of Natural User Interfaces along with the challenge and the fun of video games, in order to make attractive exercise routines for schoolchildren. The project carried out consists of an exergame composed of several activities designed and implemented with the participation of a Physical Educator, aimed at children between eight and ten years old, whose performance and progress can be remotely monitored by a professional via web interface. The application arising from this work was accompanied by tests with a group of graduating Physical Education students from the University of Rio Verde GO, and subsequently validated through questionnaires whose results are shown on this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectObesidade nas criançaspt_BR
dc.subjectExercícios físicospt_BR
dc.subjectJogos por computadorpt_BR
dc.subjectSerious gamept_BR
dc.subjectObesidade infantilpt_BR
dc.subjectKinectpt_BR
dc.subjectExergamept_BR
dc.subjectChild obesitypt_BR
dc.titleSerious Game no tratamento de obesidade infantil: uma proposta de interação natural com monitoramento remotopt_BR
dc.title.alternativeSerious game to treat childhood obesity: proposal of a virtual environment with remote monitoring.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0pt_BR
dc.contributor.advisor1Lamounier Júnior, Edgard Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257425P6pt_BR
dc.contributor.referee2Brega, Jose Remo Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782250D6pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251392T3pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA quantidade de pessoas com sobrepeso vem aumentando nos últimos anos. Fatores como atenção aos hábitos alimentares e mudanças no estilo de vida são apontados como cruciais na prevenção e controle da obesidade e doenças ligadas a ela. Especialistas acreditam que tais ações são mais eficazes quando iniciadas durante a infância, e que crianças educadas em um ambiente que estimule a prática de atividades físicas acabam por se tornar adultos mais saudáveis. Porém, um grande desafio é despertar e manter o interesse por tais atividades, que são incialmente percebidas como repetitivas e enfadonhas e, devido a isso, logo abandonadas. Os jogos de computador, tradicionalmente vistos como estimulantes ao sedentarismo vêm abandonando essa imagem por meio do uso de controles não-convencionais que exigem movimento constante do jogador. Os exergames, aplicativos que aliam a ludicidade de tais jogos à prática de atividades físicas por meio de dispositivos como o Kinect, da Microsoft, podem se revelar ferramentas interessantes nesse cenário, contando com a familiaridade da interação através de Interfaces Naturais em conjunto com o desafio e a diversão dos videogames, de modo a tornar exercícios físicos atraentes para crianças em idade escolar. O projeto desenvolvido consiste de um exergame composto por diversas atividades concebidas e implementadas com a participação de um Educador Físico, voltado para crianças entre oito e dez anos de idade, cujo desempenho e evolução podem ser acompanhadas remotamente por um profissional por meio de interface web. A aplicação oriunda deste trabalho teve seu desenvolvimento acompanhado por meio de testes realizados com um conjunto de concluintes do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade de Rio Verde, GO, sendo posteriormente validada por meio de questionários cujos resultados acompanham este trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration122pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.429por
dc.crossref.doibatchid4760f38e-67c9-4f29-9dee-77c4e5a21ac4-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeriousGameTratamento.pdfDissertação4.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.