Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17615
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Oficina educomunicativa de produção de vídeos: construção de significados sobre problemas socioambientais
metadata.dc.creator: Saldanha, Felipe Gustavo Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor1: Mendes, Elise Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Diva Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Aparecida Consani, Marciel
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção de significados por alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Uberlândia (MG) sobre os problemas socioambientais do seu entorno a partir das capacidades de leitura e expressão audiovisual. A fundamentação teórica tem como base o construtivismo, por meio das contribuições de estudos sobre: desenvolvimento cognitivo; aprendizagem significativa; processos cognitivos e tipos de conhecimento; princípios da aprendizagem com tecnologias; educomunicação com foco na leitura crítica de mídia; e Educação Ambiental Crítica. O objeto do estudo é uma oficina de produção de vídeos organizada em nove encontros, no período de setembro a novembro de 2015, da qual participaram 15 alunos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: os materiais produzidos pelos participantes, especificamente leitura crítica guiada de mídia, pauta, roteiro e vídeo final; as observações do pesquisador a partir de sua atuação como mediador; e entrevistas focais. A análise foi dividida em dois eixos: conhecimento procedimental – habilidades técnicas de leitura crítica e produção de mídia; e conhecimento conceitual e metacognitivo – representação de problemas socioambientais e habilidades metacognitivas de leitura crítica de mídia. Os dados foram codificados na forma de uma rubrica de avaliação de competências e também na forma de grafos. Assim, não obstante as limitações de tempo, infere-se que a oficina contribuiu para que os alunos conseguissem aprofundar sua compreensão sobre os conteúdos discutidos, o que é reforçado observando-se nos grafos como ocorreu a diferenciação progressiva constante de conceitos mais inclusivos ao longo dos encontros. Considera-se ainda que a oficina colaborou para que os alunos refletissem sobre sua maneira de aprender por meio da utilização crítica das técnicas de leitura e produção de mídia, fato que pode ser percebido a partir do desempenho satisfatório da turma na maioria dos elementos avaliados pelas rubricas, bem como do êxito em identificar interlocutores, valores e ações nos textos lidos e construídos, algo revelado pelos grafos.
Abstract: This research aims to analyze the meaning making by Elementary Education students from public schools of Uberlândia (Minas Gerais, Brazil) about the social and environmental problems of their surroundings as of audiovisual reading and expression skills. The theoretical framework is based on constructivism, through the study of contributions about: cognitive development; meaningful learning; cognitive processes and types of knowledge; principles of learning with technology; educommunication focused on critical media literacy; and critical environmental education. The study object is a video production workshop organized in nine meetings, from September to November 2015, attended by 15 students. The following data collection instruments were used: the materials produced by the participants, specifically guided critical media literacy, agenda, script and final video; researcher observations from his role as a mediator; and focal interviews. The analysis was divided into two axes: procedural knowledge – technical skills of critical media literacy and production; and conceptual and metacognitive knowledge – representation of social and environmental problems and metacognitive skills of critical media literacy. Data were coded in the form of a skill evaluation rubric and also in the form of graphs. Thus, despite the time constraints, it is inferred that the workshop helped students to deepen their understanding about the discussed content, which is reinforced by observing in the graphs how the constant progressive differentiation of more inclusive concepts occurred along the meetings. It is further considered that the workshop contributed to the students reflect on their way of learning through critical use of techniques of media literacy and production, which can be seen from the satisfactory learners performance in most elements evaluated by the rubrics, as well as from the success in identifying interlocutors, values and actions in the read and built texts, something revealed by the graphs.
Keywords: Educação
Comunicação audiovisual
Desenvolvimento cognitivo
Educação ambiental
Aprendizagem significativa
Educomunicação
Vídeos na educação
Cognitive development
Educommunication
Environmental education
Meaningful learning
Videos in education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Citation: SALDANHA, Felipe Gustavo Guimarães. Oficina educomunicativa de produção de vídeos : construção de significados sobre problemas socioambientais. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17615
Issue Date: 9-Mar-2016
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OficinaEducomunicativaProducao.pdfDissertação3.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.