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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Jogos de negócio : o que leva o docente de cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas a adotar a ferramenta de ensino
Autor: Eurides, Gustavo Prudente
Primer orientador: Valadão Júnior, Valdir Machado
Primer miembro de la banca: Moriguchi, Stella Naomi
Segundo miembro de la banca: Bevilacqua, Sólon
Resumen: Os Jogos de Negócio são uma estratégia de ensino crescente e alternativa para o meio acadêmico frente ao novo processo de Ensino-Aprendizagem. Por meio de pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, este trabalho aborda o docente considerando sua subjetividade na decisão sobre JN conforme os três perfis sugeridos por Faria e Wellington (2004): os que usam, os que cessaram o uso e os que não usam. O corpus de pesquisa está limitado às contribuições de 22 entrevistados entre professores mestres e doutores de cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas em IESs nas cidades de Brasília (DF), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG). A análise do conteúdo das entrevistas permitiu inferir que: (1) aderir à estratégia de ensino é assumir um compromisso com um planejamento complexo, com a capacitação constante e com a proatividade relacionada ao feedback dos alunos; (2) abandoná-la é prática cada vez menos comum, visto que os gestores tendem a recomendá-la e que há cada vez mais softwares disponíveis para disciplinas específicas. São discutidas, ainda, outras contribuições (motivações) dadas pelos entrevistados dos três grupos que não foram encontradas na literatura especializada. Espera-se que este trabalho sirva (1) de incentivo aos docentes quanto à utilização dos Jogos de Negócio como estratégia de ensino (2) de consulta pelos gestores quando da sua decisão de aquisição de softwares de simulação. Por fim, destaca-se que o sucesso pedagógico dos JN depende não só das diversas motivações dos docentes, como também do interesse e empenho do discente.
Abstract: The Business Games are a growing teaching strategy and alternative to the academic front through the new process of Teaching and Learning. Through literature review and semi-structured interviews, this work addresses the teachers considering their subjectivity in deciding JN as the three profiles suggested by Faria and Wellington (2004): those who use it, those who stopped using and those who do not. The research corpus is limited to contributions of 22 respondents between master and doctors teachers of Applied Social Sciences area courses in colleges of Brasília (DF), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP) and Uberlandia (MG). The content analysis of the interviews allowed to infer that: (1) join the teaching strategy is a commitment to a complex planning, with constant training and proactivity related to student feedback; (2) abandons the practice is becoming less common, because managers tend to recommend it and there are more and more software available for specific disciplines. Its discussed also other contributions (motivations) given by respondents of the three groups that were not found in the literature. It is hoped that this work will serve (1) incentive to teachers on the use of Business Games as a teaching strategy (2) consultation by managers when they decide about purchasing simulation software. Finally, stands out that the educational success of JN depends not only on the various motivations of teachers, as well as the interest and commitment of the student.
Palabras clave: Administração
Jogos (Administração)
Administração - Métodos de simulação
Professores universitários - Formação
Jogos de Negócio
Usuários
Ex-usuários
Não-usuários
Business Games
Users
Former-users
Never-users
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Ubelândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Cita: EURIDES, Gustavo Prudente. Jogos de negócio : o que leva o docente de cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas a adotar a ferramenta de ensino. 2016. 120 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.173
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.173
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17567
Fecha de defensa: 29-feb-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Administração

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