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dc.creatorCruz, Renata Cristina Vilaça-
dc.date.accessioned2016-07-27T18:17:10Z-
dc.date.available2016-07-27T18:17:10Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationCRUZ, Renata Cristina Vilaça. Educação bilíngue para surdos : um estudo acerca de práticas de letramento crítico com alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.174pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17555-
dc.description.abstractAt a time when the issue of the inclusion of hearing-impaired students in regular schools has been discussed, it becomes necessary to reflect upon the relevance of a recurrent educational process in schools specialized in education for the hearing-impaired: the bilingual schools. Such institutions, still scarce in Brazil, offer an oriented and specialized education to hearing-impaired children and adolescents, since they have the Brazilian Sign Language as a language of instruction in all subjects, and the Portuguese written language as an additional language, which gives them the bilingual status. This research aims to investigate how the practices developed in my Portuguese classes in a bilingual school have contributed to the development of student‟s literacy, specifically the Critical Literacy (STREET, 1985, 1990, 1998), in two classes of hearing-impaired students enrolled in the final grades of elementary school. It is a qualitative, ethnographic research, which uses the triangulation system for analyzing data: (i) the pedagogical sequences; (ii) the students‟ activities and (iii) the teacher‟s and students‟ written accounts registered as field notes. Through the intersection of the data, this work evaluates whether students have achieved some level of Critical Literacy, and what kind of collaboration and/or activity is relevant during this process. This research is justified by the need to evaluate practices at bilingual schools that, although supported by current law in Brazil, are still a minority whose work is still not acknowledged or valued. The results show that activities using real texts of different genres can contribute to the development of Critical Literacy, and also to dynamic classes, with discussions about relevant topics to society in Sign Language. Also, activities that encourage students to do research and that provide to the hearing-impaired student, the understanding of the real usefulness of Portuguese as an instrument for the social inclusion of the hearing-impaired providing opportunities for them to change their social position can collaborate to this process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Ubelândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLingua Portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa para surdospt_BR
dc.subjectEducação bilíngue para surdospt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectPortuguese Language for the hearing-impairedpt_BR
dc.subjectBilingual Education for the hearing-impairedpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectCritical Literacypt_BR
dc.titleEducação bilíngue para surdos : um estudo acerca de práticas de letramento crítico com alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tagata, William Mineo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4277975D6pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Flaviane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4120667P5pt_BR
dc.contributor.referee2Ribas, Fernanda Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702278Z0pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4440608P8pt_BR
dc.date.defense2016-02-29-
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEm um período em que o tema da inclusão de alunos surdos em escolas regulares tem sido discutido, tornam-se necessárias reflexões acerca da relevância do processo educacional recorrente em escolas especializadas na educação dos surdos: as escolas bilíngues. Tais instituições, ainda escassas no Brasil, ofertam uma educação direcionada e especializada a crianças e adolescentes surdos, pois têm a Língua Brasileira de Sinais como língua de instrução de todas as disciplinas, e a Língua Portuguesa escrita como língua adicional, o que lhes propicia o status de bilíngue. Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como as práticas desenvolvidas em minhas aulas de Língua Portuguesa para surdos em uma escola bilíngue têm colaborado para o desenvolvimento do letramento, especificamente o Letramento Crítico (STREET, 1985, 1990, 1998), de duas turmas de alunos surdos das séries finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que utiliza o sistema de triangulação para a análise dos dados, que são: (i) as sequências didáticas elaboradas; (ii) as atividades realizadas pelos alunos e (iii) os relatos da professora e dos alunos, registrados como notas de campo. Através do cruzamento dos dados, foi possível avaliar como os alunos desenvolveram seu letramento crítico, e que tipo de colaboração e/ou atividade é relevante durante esse processo. A pesquisa é justificada pela necessidade de se avaliar práticas realizadas em escolas bilíngues que, embora respaldadas por lei vigente no Brasil, ainda são minoria e têm seus trabalhos pouco reconhecidos e valorizados. Os resultados apontam as atividades que utilizam textos reais de diferentes gêneros, como propícias para o desenvolvimento do letramento crítico, bem como aulas dinâmicas, com discussões em Língua de Sinais, acerca de temas relevantes para a sociedade. Além disso, atividades que estimulem os alunos à pesquisa e que proporcionem a compreensão da utilidade real da Língua Portuguesa como um instrumento para a inclusão social do surdo, otimizando oportunidades para que ele possa mudar seu lugar social, podem colaborar com esse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration104pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.174pt_BR
dc.orcid.putcode81765293-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
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