Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17491
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Docência universitária: saberes pedagógicos necessários à formação do professor de Ciências Contábeis
Autor: Morais, Robson Santos
Primer orientador: Malusá, Silvana
Primer miembro de la banca: Miranda, Gilberto José
Segundo miembro de la banca: Ferreira, Jociene Carla Bianchini
Resumen: Esta pesquisa tem por objetivo central verificar se os professores universitários do curso de Ciências Contábeis possuem conhecimento sobre as concepções pedagógicas e saberes docentes. Foram reconhecidas como objeto de análise as opiniões de professores que atuam no ensino superior no curso de bacharelado em Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior IES de Uberlândia/MG. O tema é justificado pela importância de se refletir sobre a prática da docência nos cursos de Ciências Contábeis, onde as competências pedagógicas, na maioria das vezes, são mantidas como secundárias frente ao conhecimento técnico-prático. A metodologia proposta foi um estudo de cunho quali-quantitativo, realizado por meio de dados coletados por um instrumento de pesquisa. Para isso foi disponibilizado um questionário em endereço eletrônico composto de quatro etapas. A primeira etapa buscou informações sobre os sujeitos da pesquisa. A segunda constou de um questionário para valorar as opiniões dos docentes sobre: 1) concepção da docência universitária e 2) saberes docentes. A terceira etapa aplicou um questionário com perguntas livres e reflexivas sobre o tema central da pesquisa, e a quarta etapa foi aberta para os comentários gerais. Os questionários foram tabulados conjuntamente para extrair os dados para análise quantitativa e qualitativa, que verificaram reflexões no que tange ao aperfeiçoamento dos profissionais da docência universitária que atuam nos cursos de Ciências Contábeis. Conforme a amostra de 22% (de 100%), verificou-se que é necessária a formação pedagógica para o exercício da docência universitária, uma vez que o currículo do curso de Ciências Contábeis não explora essas questões, sendo que apenas a experiência profissional não é suficiente para trabalhar as amplas variáveis da educação. Os professores pesquisados compartilham dessa necessidade e, de modo ainda que lento, é possível confirmar a mudança da visão dos docentes em relação às concepções tradicionais de educação.
Abstract: This research has as main objective to verify if university professors of the Accounting Science course have knowledge about the pedagogical concepts and teaching knowledge. It was acknowledged as object of analysis the opinions of teachers who work in the higher education on bachelor\'s degree of Accounting Science from a Higher Education Institution - IES of Uberlândia / MG. The theme is justified by the importance of bethinking on the practice of teaching in the Accounting Science courses, where teaching skills, most of the time, are kept as secondary against the technical and practical knowledge. The proposed methodology was a qualitative and quantitative study executed using data collected by a research instrument. To do so, it was provided a questionnaire in electronic address compounded of four steps. The first step looked for information on the subjects of the research. The second, consisted of a questionnaire to value the opinions of teachers about: 1) conception of university teaching and 2) teaching knowledge. The third step applied a questionnaire with free and reflective questions on the central topic of the research, and the fourth step was opened for general comments. The questionnaires were tabulated together to extract the data for quantitative and qualitative analysis, which verified reflections in regard to the improvement of university teaching professionals working in the Accounting Science courses. According to the sample of 22% (out of 100%), it was found that it is necessary the pedagogical training for the practice of university teaching, since the curriculum of the Accounting Science course does not explore these issues, and only the professional experience is not enough to work the ample variables of education. The surveyed professors share this need and, even if slowly, it is possible to confirm the change of vision of teachers compared to traditional conceptions of education.
Palabras clave: Docência universitária
Formação docente
Prática pedagógica
Contabilidade
University teaching
Teacher training
Pedagogical practice
Accounting
Professores - Formação
Contabilidade - Formação de professores
Contabilidade - Estudo e ensino
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Cita: MORAIS, Robson Santos. Docência universitária: saberes pedagógicos necessários à formação do professor de Ciências Contábeis. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.525
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.525
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17491
Fecha de defensa: 11-dic-2015
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DocenciaUniversitariaSaberes.pdf1.38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.