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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17426
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Objetos de aprendizagem como mediadores para o ensino de história africana e afro-brasileira: um olhar sobre a prática do professor de química |
Autor: | Santos, Enio da Silva |
Primer orientador: | Rodrigues Filho, Guimes |
Primer miembro de la banca: | Silva, Rejane Maria Ghisolfi da |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz |
Resumen: | Discutimos neste trabalho aspectos relevantes quanto à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em ambientes escolares, bem como a prática pedagógica na utilização de ferramentas digitais. Diante a diversidade de mídias, destacamos neste texto as principais características dos objetos de aprendizagem, apresentando detalhadamente quatro materiais didáticos construídos por uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal de Uberlândia, durante a vigência do projeto RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação). Partindo do pressuposto de que esses materiais didáticos podem ser utilizados para trabalhar assuntos referentes às africanidades no ensino de Química, em nossa pesquisa, analisamos as estratégias desenvolvidas por três professores de química ao utilizarem estes materiais em suas aulas, as dificuldades encontradas neste processo e apresentamos algumas situações para a discussão de temas relacionados à Educação para as relações étnico-raciais em ambiente escolar, em particular, no ensino de Química. Este estudo é uma pesquisa qualitativa em que mantivemos um contato direto com os sujeitos de pesquisa e utilizamos como instrumentos para construção dos dados, questionários, entrevistas e a observação participante. A análise dos dados foi realizada pelo método da análise textual discursiva, e nossos resultados apontam que os professores de Química, que estão em atividade nos colégios, conhecem, superficialmente, a existência da Lei 10.639/03 que apresenta a obrigatoriedade de se ensinar temas relacionados à História da África e Cultura Afro-brasileira em todos os níveis de ensino, e estes não receberam nenhuma formação para o cumprimento do que dispõe esta legislação. Neste sentido, nossos resultados, apontam para a necessidade de formação dos professores que estão envolvidos na educação em todos os níveis, bem como a inserção de disciplinas nos cursos de licenciatura, que possam capacitar os professores a criar estratégias e materiais de ensino que envolvam essa temática.Quanto a utilização dos objetos de aprendizagem foi possível perceber que um dos envolvidos na pesquisa, apresentou total domínio em utilizar esse tipo de ferramenta didática em suas aulas enquanto que alguns professores apresentaram dificuldades em modificar suas práticas pedagógicas, no sentido de utilizar todo o potencial deste tipo de material didático. A participação dos professores na pesquisa serviu de um momento para reflexão e aprendizado para os mesmos, pois estiveram em contato, com um material didático que apresenta uma proposta diferente de outros materiais já utilizado por eles. |
Abstract: | Relevant aspects discussed in this paper on the use of Information and Communication Technologies (ICT) in school settings, as well as teaching practice in the use of digital tools. Given the diversity of media, in this paper we highlight the main characteristics of learning objects, presenting in detail four instructional materials built by a multidisciplinary team from the Federal University of Uberlândia, during the term of RIVED (Virtual Interactive Education Network) project. Assuming that these textbooks can be used to work Africanities matters relating to the teaching of chemistry in our research, we analyze the strategies developed by three chemistry teachers to use these materials in their classes, the difficulties encountered in this process and present some situations for discussion of topics related to education for ethnic-racial relations in the school environment, particularly in the teaching of chemistry. This study is a qualitative study in which we maintained direct contact with research subjects and used as tools for building data, questionnaires, interviews and participant observation. Data analysis was performed by the discursive textual analysis method, and our results show that the chemistry teachers, who are active in the schools, know, superficially, the existence of Law 10,639 / 03, which has the obligation to teach subjects related History of the African and Afro-Brazilian culture in all levels of education, and they received no training for the fulfillment of the provisions this legislation. In this sense, our results point to the need for training of teachers who are involved in education at all levels as well as the inclusion of disciplines in undergraduate programs that can empower teachers to create strategies and teaching materials involving this thematic. The use of learning objects was observed that one of those involved in the research, presented in total control using this type of teaching tool in their classrooms while some teachers had difficulties in modifying their teaching practices in order to utilize the full potential of this type of learning material. The participation of teachers in the survey served as a time for reflection and learning for them, which were in contact with educational material that presents a proposal different from other materials already used by them. |
Palabras clave: | Práticas pedagógicas Lei 10.639/03 Objetos de aprendizagem Ensino de Química Pedagogical practices Law 10,639/03 Learning objects Chemistry teaching Química - Estudo e ensino Brasil. [Lei Federal nº 10.639/03] |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Exatas e da Terra |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Química |
Cita: | SANTOS, Enio da Silva. Objetos de aprendizagem como mediadores para o ensino de história africana e afro-brasileira: um olhar sobre a prática do professor de química. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.349 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.349 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17426 |
Fecha de defensa: | 22-jul-2014 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Química |
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