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dc.creatorSilva, Rosa Maria Segalla-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:48:37Z-
dc.date.available2015-01-22-
dc.date.available2016-06-22T18:48:37Z-
dc.date.issued2014-07-28-
dc.identifier.citationSILVA, Rosa Maria Segalla. Vestibular, Programa de Aprofundamento de Estudos e a prática do professor de Química em Minas Gerais: percepções, análise e reflexões. 2014. 258 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.363por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17423-
dc.description.abstractThis study aims to understand the influence of selection processes for entry to Higher Education Institutions (HEIs) on the teaching practice in Basic Education programs. Therefore, we use the methodology of phenomenological nature. For building data, we conducted semi-structured interviews with teachers, the transcription of audio taped interviews, and document analysis from the documents provided by the school, the Regional Superintendent of Education of Uberlândia - MG, and those drawn from the information portals of Department of Education of the State of Minas Gerais which discuss the Advancement of Studies, a program that, among other goals, aims to mainly prepare the student for selection processes. From the data analysis, it was possible to conclude that the teacher\'s pedagogic practice of Basic Education is exaggeratedly influenced by selective processes of HEI programs because, in practice, the teacher gives greater emphasis on preparing the student for success in such processes, as opposed to a practice that aims to train the student to effectively play its role as a citizen in your community. Thus, we could confirm the propositions of scholars who point out that high school is not an end in itself, but is introductory. We believe that the necessary changes pervade political and socio-cultural issues and need to occur in various areas of management education in the country. Carried out, these changes reflected in the Basic Education and therefore in the classroom, providing advances in educational processes, new organizational structures that support the practice of the teacher in accordance with the most legitimate aspirations that justify the existence of areas of education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Aprofundamento de Estudospor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectEstratégia didáticapor
dc.subjectProcesso seletivopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectDeepening Program of Studieseng
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectTeaching strategyeng
dc.subjectSelection processeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectQuímica (Ensino médio) - Estudo e ensinopor
dc.titleVestibular, Programa de Aprofundamento de Estudos e a prática do professor de Química em Minas Gerais: percepções, análise e reflexõespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rodrigues Filho, Guimes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786434E5por
dc.contributor.referee1Marques, Deividi Márcio-
dc.contributor.referee2Gauche, Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789677T5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767721D4por
dc.description.degreenameMestre em Químicapor
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo compreender a influência dos programas de processos seletivos de ingresso às Instituições de Ensino Superior (IES) sobre a prática docente na Educação Básica. Para tanto, utilizamos a metodologia de cunho fenomenológico. Para a construção de dados, realizamos entrevistas semiestruturadas com os professores, a transcrição das entrevistas gravadas em áudio, e a análise documental a partir dos documentos disponibilizados pela escola, pela Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia MG, e aquelas retiradas dos portais informativos da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais que versam sobre o Aprofundamento de Estudos, um programa que, entre outros objetivos, visa a, principalmente, preparar o aluno para processos seletivos. A partir da análise dos dados, foi possível depreender que a prática pedagógica do professor da Educação Básica é exacerbadamente influenciada pelos programas de processos seletivos das IES, pois, em sua prática, o docente dá maior ênfase à preparação do aluno para obter êxito em tais processos, em contraposição a uma prática que visa à formação do discente para exercer efetivamente o seu papel de cidadão na sua comunidade. Dessa forma, pudemos ratificar as proposições de estudiosos ao afirmarem que o Ensino Médio não tem um fim em si mesmo, mas é propedêutico. Entendemos que as mudanças necessárias perpassam questões políticas e socioculturais e precisam ocorrer nas diversas esferas da gestão educacional no país. Levadas a cabo, essas mudanças refletirão na Educação Básica e, consequentemente, na sala de aula, propiciando avanços nos processos educativos, novas estruturas organizacionais que apoiarão a prática do professor em consonância com as aspirações mais legítimas que justificam a existência dos espaços de educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.363por
dc.orcid.putcode81767297-
dc.crossref.doibatchid4760f38e-67c9-4f29-9dee-77c4e5a21ac4-
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