Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17358
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Formação de professores de química: um olhar sobre o Pibid da Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.creator: Bedin, Everton
metadata.dc.contributor.advisor1: Silveira, Hélder Eterno da
metadata.dc.contributor.referee1: Baptista, Joice de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee2: Marques, Deividi Márcio
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem por objetivo entender como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Uberlândia influencia na formação de professores de Química no subprojeto Pibid|Química|UFU. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa além do estudo da arte sobre formação docente e programas que incentivam essa formação realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, tratando-se de um estudo de caso de cunho etnográfico onde foi feita uma pesquisa de campo nas escolas participantes do Pibid|Química|UFU que possuía o subprojeto da área de Química. Verificou-se que os trabalhos realizados, no referido subprojeto, possibilitaram o estreitamento das ações da UFU com as escolas públicas, fazendo emergir saberes para formação de professores pelas negociações ocorridas nas escolas participantes quando da proposição de ações específicas a serem realizadas no ambiente educacional. O Pibid|Química|UFU, nessa vertente, mostrou-se um importante instrumento de profissionalização docente, apesar de limitações e dificuldades verificadas durante está desta investigação.
Abstract: This study aims to understand how the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Uberlândia influences in formation of chemistry teachers in the subproject Pibid|Química|UFU. The methodology adopted for the development in the research - beyond the study of art about teacher training and programs that encourage this training it was performed a qualitative research, being a case study of ethnographic perspective, wherever was if made a fieldwork in the participants schools of Pibid|Química|UFU, who owned the subproject in chemistry area. We verified that the work done in subproject allowed the narrowing of the actions of UFU with the public schools, putting forth the knowledge for teacher training through negotiations performed in the participating schools, as well as the proposition of specific actions to be developed in the educational environment. The Pibid|Química|UFU, in this case, proved to be an important instrument of teaching professionalization, although the limitations and difficulties encountered during this investigation.
Keywords: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Formação docente
Saberes docentes
Teacher training
Teacher knowledge
Professores de química - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas e da Terra
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Química
Citation: BEDIN, Everton. Formação de professores de química: um olhar sobre o Pibid da Universidade Federal de Uberlândia. 2012. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17358
Issue Date: 30-Mar-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.