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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Limites e possibilidades formativas da webquest como atividade de pesquisa na formação docente em química
metadata.dc.creator: Araújo, Sandra Cristina Marquez
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
metadata.dc.contributor.referee1: Souza Junior, Arlindo José de
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Márion Hebert Flora Barbosa
metadata.dc.description.resumo: A presente investigação objetivou analisar os limites e possibilidades formativas da webquest para introduzir a pesquisa na formação docente em Química. Para tanto, partimos da concepção de pesquisa adotada por Demo (1997; 2002), Maldaner (2000) e Galiazzi (2003) que apontam, entre outras características do trabalho com a pesquisa, a (re)elaboração do conhecimento pelo licenciando que se assume como autor de sua formação, ou seja, é capaz de construir conhecimento por iniciativa própria, aprendendo a aprender. A investigação ocorreu no contexto da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Química IV de um curso de licenciatura em Química de Itumbiara-GO. Optou-se por uma abordagem de investigação do tipo qualitativa, pautada no estudo de caso, por se desenvolver em um cenário natural, rico em dados descritivos, focando o processo e as variáveis que interferem no caminhar da pesquisa. Para busca e registro dos dados utilizou-se de questionários, gravações em áudio e notas de campo. As análises revelaram que a elaboração da webquest possibilitou o desenvolvimento de capacidades e habilidades necessárias à pesquisa: a busca e a (re)construção do conhecimento. Porém os acadêmicos apresentaram dificuldades para a tomada de decisões e dependência a modelos e padrões a serem seguidos. Os resultados indiciam a necessidade dessa abordagem durante a formação inicial do professor para que o mesmo agregue a prática da pesquisa ao seu contexto e se constitua como pesquisador. As webquests produzidas foram diferenciadas, visto que alguns grupos demonstraram maior interesse e dedicação, uma vez que o trabalho com a pesquisa requer uma disponibilidade maior de tempo para o estudo e fundamentação. Por conseguinte, a webquest apresenta um potencial significativo na formação do docente pesquisador por possibilitar a utilização das informações disponíveis na construção dos saberes de forma emancipada. Entretanto devemos destacar que esse é um processo que uma vez mobilizado na formação inicial, deve se estender durante toda a vivência e prática do professor com diferentes estratégias formativas.
Abstract: The present investigation objectified analyzes the limits and possibilities formatted of webquest to introduce the research on teaching formation on chemistry. For so, we started from the research choiced from Demo (1997; 2002) Maldaner (2000) and Galiazzi (2003) that pointed, between others characteristics of research job, the new elaboration of knowledge by the allowing that by himself assume how author of your formation, I mean, it´s capable of build knowledge from own initiating, learning how to learn. The investigation occur on discipline context of supervised curricular probation in chemistry IV from a licenciature in chemistry from Itumbiara GO. Opted for one investigation of qualitative kind, ruled on case studying, for develop on natural scene, reach on a descriptive scenery, reach on a descriptive data, focus on process and the variables that interfere on the research way. To catch and register the data were used the questionnaire, recording in audio and camp notes. The analyses shows that the elaboration of webquest become possible the development of capacities ah abilities needed to the research: the search and the new construction of the knowledge. But the academician present difficult to the decisions and dependence to models and standard to be followed. The result indicate the necessity of this abort during the initial formation of the teacher for the same become better your practice on research to your context and become a researcher. The webquest produced were changed, seen that some groups showed bigger interest and dedication, once that the work with the research need a give a bigger time to study and base. How consequence, the webquest sows the meaning potency on research teaching formation to become possible the use of informations available on building of knowledge from an emancipated form. Meanwhile we should detach that this is a process that once mobilized on initial formation, must be extend during all the existence and teacher practice with different formative strategy.
Keywords: Formação docente
Professor pesquisador
Teaching formation
Researcher teacher
Webquest
Professores de química - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas e da Terra
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Química
Citation: ARAÚJO, Sandra Cristina Marquez. Limites e possibilidades formativas da webquest como atividade de pesquisa na formação docente em química. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/17315
Issue Date: 4-Mar-2010
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Química

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